Mercado segurador vai dobrar em quatro anos

O Superintendente da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados -, Armando Vergílio dos Santos Júnior, falou com otimismo sobre as perspectivas para o mercado segurador brasileiro e projetou que a participação do setor chegará a 6 ou 7% do PIB (Produto Interno Bruto) nos próximos quatro anos, o dobro do que representa no momento (3,2%). Foi o que declarou ao falar durante homenagem que lhe foi prestada ontem, dia 24, em Blumenau, pelo SINCOR-SC (Sindicato dos Corretores de Seguros) e pelo SindsegSC (Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização). Outro homenageado foi o Presidente da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros), Roberto Silva Barbosa. Em seu discurso de saudação, o Presidente do SINCOR-SC, Odair Roders, colocou que os corretores de seguros catarinenses aguardam com ansiedade algumas ações: “Entre estas, destacamos as famigeradas associações de caminhoneiros e semelhantes, criadas única e exclusivamente visando formar um fundo, em substituição ao seguro legalmente constituído, alijando do processo corretores e seguradoras, numa afronta a toda a legislação que regulamenta a atividade seguradora e de corretagem”. Por sua vez, o Presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann, destacou: “No que diz respeito à fiscalização do setor, estamos certos de que a SUSEP irá concentrar esforços no combate às práticas irregulares da atividade de seguros, tais como os chamados grupos de rateio de riscos. Diligências realizadas em SC já mostraram a eficácia destas ações, na medida em que uma associação de transportadores do oeste catarinense, após ser visitada, optou pela contratação de seguro coletivo”. Durante o evento de ontem à noite, prestigiado por autoridades, corretores de seguros e representantes de seguradoras de todo o Estado de Santa Catarina, ambos os homenageados receberam troféu especialmente confeccionado por artesãos locais.