Crédito farto e produção maior puxam vendas do seguro de automóvel

Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) revelam que o seguro de automóvel,  beneficiado pela forte expansão de crédito no País e pelo aumento da produção das montadoras, deve apresentar um desempenho mais favorável este ano, depois do resultado estável de 2007. Em janeiro, os prêmios totalizaram R$ 1,2 bilhão, 9,8% acima do mesmo mês de 2007, de R$ 1,1 bilhão.Os chamados prêmios ganhos tiveram expansão menor no comparativo dos meses, de 4,64%, para R$ 1,1 bilhão. As seguradoras também registraram um aumento das despesas comerciais, que tiveram alta de 9,65% em janeiro, avançando para R$ 238,1 milhões. Comparada ao mesmo mês do ano passado, a sinistralidade do ramo automóvel evoluiu 2,70% em janeiro deste ano, com a taxa situando-se em 65,98%. Nesse nível, significa que a maioria das seguradoras apresenta resultado operacional positivo.Para o diretor da FenSeg, Neival Freitas, o desempenho de janeiro sinaliza para um ano mais proveitoso para o mercado, já que os prêmios de seguros tendem a permanecer estáveis este ano.  Na sua avaliação, a perspectiva é de estabilidade nas taxas, acompanhada da expansão das vendas de seguros, poderá fazer a carteira de automóvel apresentar uma expansão na casa de 20% a partir do segundo semestre.Os números das montadoras colaboram para o mercado de seguros. Apenas na primeira quinzena de março, a venda de automóveis e comerciais leves cresceu 34,02% em relação ao mesmo período de 2007. Foram 112.457 unidades (93.132 autos e 19.325 comerciais), contra um total de 83.912 nos 15 primeiros dias de março do ano passado. (Fenaseg)