Governo retoma andamento do projeto de implantação de chips de identificação em veículos
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu a versão final do projeto de implantação de chips de identificação em todos os veículos da frota brasileira e deverá divulgar, nos próximos dias, as especificações técnicas do programa.
O projeto foi adiado sucessivamente nos últimos dois anos, por causa da polêmica entre os fabricantes de sistemas e equipamentos de identificação por radiofreqüência sobre o uso de etíquetas com baterias (tag ativa) ou sem elas. O Denatran acredita que as primeiras licitações para implantar o projeto nos Estados poderão ocorrer nos próximos meses. Por ora, a meta de instalar os chips em toda a frota nacional até dezembro de 2009 não foi modificada.
A adoção do projeto beneficia não só os Detrans, que poderão ampliar o controle fiscal dos veículos, verificando irregularidades como atraso no pagamento do IPVA, licenciamento e multas. Mas também as seguradoras, visto que este sistema poderá interagir com o Sivivem do Projeto Fronteiras, fornecendo mais informações para a detecção de veículos roubados. Igualmente poderá gerar aumento na arrecadação do DPVAT, visto que, a exemplo do que se espera com o IPVA, tende a reduzir a inadimplência. (Fenaseg)