Mais rigor na concessão de carteiras de habilitação em 2009

A partir do dia 1º de janeiro de 2009, as pessoas que quiserem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão por um processo mais criterioso definido pela Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que traz algumas mudanças no processo de formação dos futuros condutores. O curso teórico, que atualmente é oferecido com 30 horas aulas, passará a ter carga horária de 45 horas aula. Já o curso prático de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula. O objetivo do Contran é preparar melhor os futuros condutores de veículos em todas as situações possíveis que eles encontrarão no trânsito, além de buscar, através de um processo mais criterioso para tirar a CNH, a redução dos índices de acidentes. Além do aumento da carga horária, a nova resolução determina, também, que a parte teórica deverá abordar questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica. Outra novidade anunciada pela Resolução 285 é a mudança na prova prática para a categoria A, que passará a ser realizada em vias públicas, ao invés de locais fechados como ocorre atualmente. A resolução determina, ainda, que todos os candidatos deverão realizar a avaliação prática de direção mesmo em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou à noite. Para o diretor de Operações do Detran, Aristóteles Fernandes, as novas mudanças terão um bom resultado no trânsito sergipano. "Essa nova resolução é muito importante e nos ajudará a termos um trânsito mais seguro, com condutores mais bem instruídos. Faremos a nossa parte para garantir que as mudanças ocorram da melhor forma possível", declarou Fernandes. (Fenaseg On Line)