Previdência: captação no ano é de R$ 25 bi

Seguradoras comemoram o crescimento de 16,5% das captações do mercado de previdência privada do País em 2008. De acordo com balanço da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), divulgado ontem, o setor arrecadou R$ 25 bilhões entre janeiro e outubro. No mesmo período do ano passado, foram captados R$ 21,4 bilhões. O valor não inclui migrações e saques e representa o desempenho de 86 empresas. O produto Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) respondeu por 74,4% do volume, com R$ 18,6 bilhões - crescimento de 22,1% em confronto com os dez meses de 2007. O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), que conta com a possibilidade de abatimento de 12% do Imposto de Renda (IR), registrou evolução de 6,4%, com captação de R$ 3,6 bilhões, ante R$ 3,4 bilhões verificados em 2007. A arrecadação dos planos tradicionais registrou queda de 1,86% no período para R$ 2,6 bilhões. Os outros produtos de previdência, como o Fapi, PGRP e VGRP, responderam por R$ 17,7 milhões. Os planos para menores de idade foram os que mais se destacaram em 2008, de acordo com a apuração da Fenaprevi. A captação cresceu 34,6% atingindo R$ 1,9 bilhão, contra R$ 1,4 bilhão até outubro de 2007. (Clipp-Seg Online/Gazeta Mercantil)