Coordenador do "I Encontro Nacional de Atuários" destaca importância de evento

Almir Ribeiro, coordenador do "I Encontro Nacional de Atuários", que vai acontecer em agosto, reconhece que a carreira de atuário aproxima-se cada vez mais do centro de decisões das empresas, um movimento que, para ele, tem relação direta com a busca por resultado operacional. “E, com o cenário futuro de queda nas taxas de juros, cada vez mais haverá a necessidade de se realizar estudos atuariais para encontrar modelos que permitam crescimento da operação com resultados positivos”, acrescenta. Na sua avaliação, o papel reservado ao atuário incluirá, no futuro, a participação no planejamento estratégico das empresas e na gestão da empresas com acompanhamento e projeções dos resultados. Para ele, o atuário deverá estar atento a todas as mudanças que estão ocorrendo no cenário mundial e procurar ajudar as empresas a encontrar o caminho para se obter resultados melhores, tendo como foco a obtenção de lucro operacional. A seu ver, a realização do "I Encontro Nacional de Atuários", em São Paulo, de 12 a 13 de agosto, é reflexo direto desta nova realidade profissional. “Além dessa mudança de cenário na atividade profissional, existe também a necessidade de se promover debates sobre temas que estão mudando as práticas atuariais no mundo todo. Atualmente, se discute muito sobre solvência II e IFRS, e essas discussões muitas vezes ficam restritas a um pequeno grupo de profissionais. Portanto, a realização do Encontro Nacional de Atuários permitirá levar essa discussão para todos os profissionais que atuam no mercado de seguros no Brasil”, explica Almir Ribeiro. Ao falar sobre o encontro em agosto, Almir Ribeiro prevê a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre atuários e estudantes de atuária. Para tanto, ele lembra que o encontro tem apoio do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), que estuda como a participação nesse encontro será considerado para efeito de pontuação da capacitação profissional dos atuários e reconhecimento das principais empresas de consultorias que atuam no nosso mercado. “Só o fato de poder contar com o apoio de empresas como a Milliman, Deloitte, Price Waterhouse Coopers, E.M.B. e Ernst & Young, que "compraram a ideia" desde o início, mostra que acertamos e estamos no caminho certo”, destaca ele. Com relação à pauta temática, além dos assuntos já mencionados (Solvência II e IFRS), outros temas de grande relevância na rotina dos atuários, como estudos de ALM, Economic Capital, provisões técnicas, resseguros, serão avaliados no seminário. "I Encontro Nacional de Atuários" é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) e da Escola Nacional de Seguros. As inscrições para o encontro podem ser feitas pelo site www.funenseg.org.br. Fonte: Fenaseg