Dia do Motorista: SindsegSC dá dicas para a direção segura

Para comemorar o Dia do Motorista, em 25 de julho, o SindsegSC dá dicas para a direção segura, que começa com a manutenção do veículo. Se o motorista fizer até um check-up visual de alguns itens importantes, pode evitar quebras inesperadas O motorista deve começar com o hábito de cuidar do veículo preventivamente. Seguindo as orientações do manual do fabricante, podem ser evitados problemas que provocam quebras inesperadas. Além disso, cuidar de maneira responsável do veículo contribui para a redução da poluição e para desafogar o trânsito nas cidades. O SindsegSC alerta os motoristas sobre o uso responsável do veículo, destacando algumas dicas que podem garantir uma direção segura e a redução de poluição do ar nas cidades. Um check-up visual de alguns itens feito pelo próprio motorista pode ajudar a identificar irregularidades e desgastes de peças antes que o veículo pare de funcionar: - Checar o nível do óleo e não ultrapassar o limite de quilometragem estipulado para a troca do produto - Verificar o nível do líquido de arrefecimento e repor, caso o nível esteja abaixo do mínimo, sempre respeitando a mistura de líquido de arrefecimento e água - A pressão dos pneus também deve estar no limite determinado pelo manual do fabricante, para garantir a estabilidade do veículo e evitar excesso de consumo do combustível - O filtro de ar é um componente que merece atenção, pois funciona como um filtro, impedindo que as impurezas sejam depositadas no motor. Com o uso, a peça fica saturada e deve ser substituída por uma nova, seguindo as características indicadas no manual - Quando o filtro de ar estiver cinza é melhor trocá-lo - A luzes de sinalização também devem estar funcionando, pois são instrumentos de segurança - Borrachas e mangueiras ressecam e, ao identificar sinais de desgaste, é melhor fazer a substituição para evitar vazamentos e até problemas mais sérios que podem afetar o motor - Palhetas do párabrisa também ressecam e podem arranhar o vidro, sem falar que podem atrapalhar a visibilidade - Barulhos no motor e trepidação na suspensão podem significar algo que não está bom e é melhor levar o veículo em uma oficina de confiança para uma revisão mais minuciosa - Checar o reservatório do limpador - Em veículos flex, verificar se há gasolina no reservatório para partida a frio. O SindsegSC garante que, tomando esses cuidados e fazendo revisões periódicas em uma oficina de confiança, o motorista mantém o veículo em boas condições de uso, evitando quebras repentinas e o consumo exagerado de combustível, além de garantir segurança no trânsito e reduzir emissão de poluentes. Fonte: Comunicação SindsegSC