Microsseguro pode impulsionar Seguros de Pessoas

Eleita recentemente para o biênio 2009/2011, a nova Diretoria do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro - CVG-RJ, que tem à frente o presidente Lucio Marques, se reuniu com jornalistas nesta terça-feira, 29 de setembro, no restaurante Aspargus, no Centro do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes o vice-presidente da entidade, Anselmo Abrantes Fortuna, e o diretor de Seguros, José Luiz Florippes. A pauta incluiu os planos do Clube para expandir sua atuação e as perspectivas de crescimento dos Seguros de Pessoas. Lucio explicou que a baixa adesão ao segmento no Brasil – apenas 16% da população os tem – se deve muito à falta de uma cultura do seguro. “Nos Estados Unidos se produz 600 bilhões de dólares na área de Pessoas e, no Brasil, apenas 12 bilhões de dólares, o que mostra que temos muito para crescer. O ideal seria que ela atingisse um quarto da população”. Segundo o presidente, o crescimento da modalidade pode chegar a 15% este ano, impulsionado por um cenário favorável de aumento da expectativa de vida da população - que hoje é de 189 milhões de habitantes - e, ainda, a abertura do mercado de resseguro, que tem gerado demanda por novos produtos. Outro fator que poderá contribuir com essa expansão é a massificação dos microsseguros no País, prevista para o próximo ano. “A mudança na distribuição será necessária para ampliar o acesso aos produtos. A venda dos microsseguros na Índia e na China conta com a participação de líderes comunitários. Para atingir esse nicho da população, que sobrevive com menos de dois dólares por dia, a venda não pode ser alvo de impostos e comissões”, lembrou Lucio Marques, acrescentando que, para que isso aconteça, será preciso o apoio dos corretores de seguros. No encontro, também foram anunciadas conquistas recentes do Clube, como a aquisição de sede própria com auditório de 40 lugares e a ampliação da biblioteca, que recebeu doação de cerca de mil títulos, do presidente do Grupo Negrini, o advogado Pedro Paulo Negrini. Fonte: Escola Nacional de Seguros