Site disponibiliza pesquisas sobre microsseguro
A Escola Nacional de Seguros disponibilizou em seu site pesquisas realizadas pela instituição para a Comissão Consultiva de Microsseguro do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Os estudos tiveram como objetivo fundamentar medidas políticas e fornecer sugestões para a implantação desse sistema no país. Entre os temas disponíveis estão "Estimativa de Potencial do Mercado de Microsseguros no Brasil", "Modelagem do Plano de Negócios de uma Unidade de Microsseguros" e "Avaliação do Conceito de Microsseguros Entre a População de Baixa Renda".
"A inclusão social como meta nacional assumiu papel central na década de 2000 no Brasil, na esteira de preocupações similares em outros países. No tocante ao setor de seguro, a resposta foi centrada no chamado microsseguro. A intensa discussão aberta a todos os segmentos do mercado apontou a necessidade de uma regulação específica, no aspecto institucional, prudencial, de comercialização e de produtos", explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola, Claudio Contador, na apresentação das pesquisas.
O sistema de microsseguro deverá ser posto em prática no ano que vem, permitindo que a população de baixa renda tenha acesso aos seguros. A Comissão Consultiva de Microsseguro é presidida pelo superintendente da Susep, Armando Vergilio dos Santos Junior, e conta com representantes de órgãos do mercado, como a Escola Nacional de Seguros. Todos os dados estão disponíveis em português e inglês no endereço www.funenseg.org.br/microsseguro.php.
Fonte: Escola Nacional de Seguros