Relatório mostra as cidades com maior número de veículos roubados em SC

A lista das dez cidades com o maior volume de furtos de veículos de Santa Catarina inclui ainda Chapecó (54), Itajaí (40), Blumenau (36), Criciúma (35), Lages (26), Balneário Camboriú (25) e Penha (22).O SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina, recomenda aos catarinenses a adoção de cuidados especiais. ”Atitudes simples como evitar os lugares suspeitos e a utilização de alarmes e travas de segurança são importantes para desestimular os furtos”, diz Paulo Lückmann, presidente da entidade.Os principais alvosOs veículos preferidos dos ladrões são as motos Honda CG 125. No total, 154 delas foram furtadas em fevereiro – 15,43% do total. Em seguida aparecem o Volkswagen Gol, com 97 unidades furtadas  e o Fiat Uno, com 58.A lista dos dez veículos mais roubados abrange ainda a moto Honda CG 150 (35), Honda CBX (34), Fiat Palio (29), Honda C100 (26), GM Corsa (24), Honda Biz (19) e GM Celta (17). ComparaçõesUma comparação com dados de fevereiro de 2009 mostra que os furtos de veículos cresceram 11,26%. Santa Catarina ocupa a sexta posição entre os estados que registraram os maiores índices de crescimento. Em fevereiro de 2009 foram registrados 897 furtos no estado.Duas cidades apresentam grandes oscilações na comparação entre os meses de fevereiro de 2009 e de 2010. Florianópolis apresentou o maior crescimento nos furtos, passando de 34 para 93. Já Balneário Camboriú viu o número de registros despencar de 80 para apenas 25.Cuidados especiaisOs catarinenses precisam tomar precauções e cuidados especiais para evitar furtos. Essa é a orientação do SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.“Os proprietários de veículos devem tomar alguns cuidados que contribuem para o risco de roubos e furtos, como não estacionar em locais ermos, escuros ou suspeitos. Caso o ocorra, a comunicação deve ser feita para 190, da Polícia Militar, e 181 da policia civil, pois quando mais rápido for feito o registro maiores são as chances de recuperação, enfatiza Paulo Lückmann.Para orientar a comunidade, o SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização produziu uma lista com recomendações de segurança. Confira as principais orientações:• Nunca deixe a chave no contato do carro. Documentos e chaves de reserva também devem ficar fora do veículo, assim como talões de cheques e cartões de crédito.  • Ao estacionar, feche o carro, mesmo que a saída seja por alguns minutos ou que esteja na garagem da casa ou edifício.  • Estacione o mais próximo possível do seu destino e evite deixar o carro na rua. Ao entregar o carro, procure identificar os manobristas e exija um comprovante e o número da placa do automóvel.  • Jamais confie a chave do carro a desconhecidos.  • Ao sair do estacionamento, verifique se não foi seguido.  • Travas e dispositivos eletrônicos dificultam o trabalho do ladrão. Caso não possua, a retirada do cabo da bobina pode evitar o furto.  • Grande parte dos roubos ocorre quando o motorista está entrando ou saindo do veículo. Se você notar algum suspeito próximo ao seu veículo, siga em frente e volte mais tarde.  • Nunca fique dentro do veículo quando parado. Se for absolutamente necessário permanecer no veículo, mantenha o motor ligado. Nesse caso, não estacione em local do qual você não possa sair rapidamente.  • Uma simples jaqueta, embrulhos, caixas podem convencer o ladrão a arrombar o seu veículo. Guarde tudo no porta-malas. Lembre-se: você pode saber que seu embrulho não tem valor, quem olha de fora, não.  • Mantenha seu veículo abastecido e revisado. Todavia, em caso de pane, não se exponha, chame a assistência 24 horas.  • Estacionar em local iluminado, com movimentação de pessoas e distante de árvores pode não evitar o roubo, mas cria dificuldade para o ladrão.  • Se observar que o seu carro está sendo furtado, não intervenha. Normalmente, o ladrão age armado e pode ter um comparsa por perto. Em caso de assalto, mantenha-se calmo e não reaja. Fonte: Noticenter | Assessoria de Comunicação - SindsegSC