Capitalização alcança expansão de 14,80% de crescimento em abril

O mercado de capitalização continua com um ritmo acelerado de crescimento. Em abril, com uma receita de R$ 4,16 bilhões, teve aumento de 14,80% sobre o faturado no mesmo mês do ano passado. As provisões técnicas acompanharam o desempenho do faturamento e cresceram 14,50% em relação ao mesmo período de 2010, de R$ 15,64 bilhões para os atuais R$ 17,91 bilhões. A Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) prevê um crescimento da ordem de 15% no ano.

O Estado de São Paulo se mantém na primeira colocação, com R$ 1,553 bilhão de faturamento e 37,80% de participação nacional no segmento. O Rio Grande do Sul continua a ocupar a segunda posição, com  R$ 465 milhões e 11,30 % de representatividade, e o Rio de Janeiro manteve o terceiro lugar, com R$ 370 milhões de faturamento e fatia de 9% do setor. No entanto, quando comparamos com abril de 2010, o Rio Grande do Sul registrou o maior aumento nas vendas de títulos de capitalização do País, com 33,40% em relação ao mês mesmo do ano passado. Na segunda posição está o Estado do Tocantis com 27,58%, seguido do Ceará com 22,62%.

Há quatro modalidades de títulos de capitalização disponível no mercado. Tradicional, o produto mais vendido; Popular, voltados para as classes C e D; Incentivo–  para evento promocional de incentivo ou de premiação; e Compra Programada, para aquisição de um bem ou serviço.

Fonte: Portal Viver Seguro