Roberto Macedo avaliará tendências da capitalização na 5ª Conseguro

Lançado na França em 1850, o título de capitalização fez sua estreia no Brasil em 1929, trazido pela SulAmérica Capitalização. De lá para cá, sobreviveu às oscilações da economia e ampliou seu mercado aos poucos, ao adaptar-se às necessidades dos consumidores. Em 2008, por exemplo, foi implantada a segmentação de produtos, com a oferta de quatro tipos de produtos com características distintas- Tradicional; Popular; Incentivo; Compra Programada. Dessa forma, o mercado criou para si novas janelas de negócios, ao englobar consumidores de todas as faixas de renda.

Convidado a fazer uma retrospectiva e as tendências deste setor, o economista Roberto Macedo, doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor da USP e da FAAP, apresentará palestra durante a 5ª Conseguro, o mais relevante evento do mercado segurador realizado pela CNSeg. Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, quando também coordenou as atividades do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Roberto Macedo vai enumerar os fatores que mais contribuíram para a evolução da capitalização, que conta hoje com aproximadamente 40 milhões de participantes e apresenta taxa de crescimento mensal na casa de dois dígitos.

A 5ª Conseguro ocorrerá  dia 8 e 9 de junho, em Brasília (DF),  e, entre outros tópicos, discutirá as mudanças e transformações que se avizinham do mercado, as adaptações necessárias em um setor ainda mais competitivo nos próximos anos. O tema central desta edição será “O Consumidor do Futuro”. A 5ª Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização deve ter mais de 500 participantes reunidos no Centro de Convenções Brasil 21. Serão 12 painéis previstos na programação, que tratará ainda de temas como microsseguros e os seguros populares; a expansão do acesso das famílias das classes C, D e E ao seguro; mudanças no perfil demográfico da população brasileira; novas regras de solvência; seguro garantia; o meio ambiente e o seguro de catástrofes; além dos seguros de saúde, vida e previdência.

Fonte: Portal Viver Seguro