Número de empresas teve crescimento de 4,6% em 2009, segundo IBGE

Uma expansão de 4,6% foi anotada no número de empresas comerciais instaladas no País em 2009. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para quem o número, na virada de 2008 para 2009, avançou de 1,402 milhão de empresas formais para 1,466 milhão. Tais empresas tinham 1,57 milhão de unidades locais com receita de revenda, que podem ser chamadas de filiais, e geraram receita operacional líquida no valor de R$ 1,6 trilhão. Os dados são da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) 2009, divulgada nesta terça-feira. O percentual de crescimento, ainda que menor do que o registrado em 2008 em relação a 2007 (+7,83%), foi estimulado pela demanda interna, segundo o pesquisador do IBGE, Luiz Andrés Paixão. Para ele, a crise financeira internacional, que atingiu seu auge em 2009, não afetou tanto o Brasil quanto as economias norte-americana e europeia. “O Brasil teve várias medidas tomadas pelo governo para diminuir o impacto da crise e manter a demanda interna aquecida. Com isso, o comércio continuou mantendo resultados positivos, apesar da conjuntura macroeconômica adversa”, lembrou.

O entendimento é de que não houve uma mudança estrutural muito grande do comércio de um ano para o outro. O comércio varejista, representado por 1,2 milhão de empresas formais, manteve a liderança na oferta de emprego, com 6,459 milhões de pessoas ocupadas, de um universo de 8,8 milhões.  Luiz Andrés Paixão informou, porém, que embora o total de salários pagos pelo comércio de varejo tenha atingido R$ 58,9 bilhões em 2009, contra R$ 25,3 bilhões no comércio por atacado, a remuneração média foi apenas 1,5 salário mínimo, enquanto no comércio atacadista (158,7 mil empresas), a média salarial foi 2,8 mínimos.

Fonte: Portal Viver Seguro