Grupo Bradesco Seguros cresceu cerca de 22% nos segmentos de seguros, previdência e capitalização

O Grupo Bradesco Seguros, líder no mercado segurador latino-americano, faturou R$ 17,5 bilhões* até junho de 2011 nos segmentos de seguro, capitalização e previdência complementar aberta. O valor representou evolução de cerca de 22% em relação aos R$ 14,4 bilhões totalizados no mesmo período de 2010. Este faturamento mantém o Grupo Segurador na liderança do mercado nacional de prêmios de seguros, rendas de contribuição e receitas de capitalização. Segundo informações da Susep**, o Grupo detém, hoje, cerca de 24,64% de participação no mercado.

No primeiro semestre de 2011, os principais crescimentos registrados pelo Grupo Bradesco Seguros foram:

· 27,22% no VGBL;
· 23,56% em contribuição de Previdência;
· 25% em Capitalização;
· 23,52% no faturamento do ramo Saúde;
· 21,08% em Vida.

O lucro líquido do Grupo Bradesco Seguros, no período, totalizou R$ 1,6 bilhão, crescimento de 11,18% em relação ao mesmo período do ano anterior. A rentabilidade em igual período ficou em 27,68% e a participação do Grupo Bradesco Seguros no resultado do Banco foi de 28%.

O total pago em indenizações e benefícios atingiu R$ 11,2 bilhões, 10% a mais que os R$ 10,2 bilhões registrados no primeiro semestre de 2010. O Grupo Bradesco Seguros contabiliza cerca de 38 milhões de clientes entre segurados, participantes de planos de previdência complementar aberta e portadores de títulos de capitalização. O crescimento foi de aproximadamente 12% em relação a 2010.

O volume de provisões técnicas alcançou R$ 94 bilhões, contra R$ 79,3 bilhões no mesmo período de 2010. O montante das provisões do Grupo corresponde a 30,23% das reservas do mercado segurador nacional, conforme informações da Susep**. Os ativos financeiros passaram de R$ 88,5 bilhões em junho de 2010, para R$ 103,9 bilhões em junho de 2011.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou, em abril de 2011, o rating Internacional de Força Financeira (FFS) da Bradesco Seguros de BBB+ perspectiva positiva para A- perspectiva estável, e manteve o rating em escala nacional ‘AAA(bra) com perspectiva estável’. Esta classificação é reflexo da força financeira e do forte suporte do controlador do Grupo Bradesco Seguros, Banco Bradesco.

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s aumentou o rating Nacional da Bradesco Seguros de brAA+/ Positiva para brAAA/ Estável. Destacou-se o sólido padrão de proteção financeira e patrimonial que a empresa garante a seus clientes.

Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros é hoje o maior conglomerado de seguros da América Latina, com atuação em âmbito nacional nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Em 30 de junho, o Grupo Bradesco Seguros estava composto pelas seguintes sociedades: Bradesco Seguros S.A., Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, Bradesco Saúde S.A., Odontoprev S.A., Atlântica Companhia de Seguros, Bradesco Argentina de Seguros S.A., Bradesco Vida e Previdência S.A., BMC Previdência S.A, Alvorada Vida S.A, Bradesco Capitalização S.A., Atlântica Capitalização S.A. e Mediservice - Administradora de Planos de Saúde S.A. Além do atendimento pela rede de mais de 3,7 mil agências do Banco Bradesco, possui 349 dependências (núcleos de atendimento, escritórios e sucursais) em todo o país e conta com a parceria de aproximadamente 35 mil corretores de seguros.

Principais ações do Grupo Bradesco Seguros
· Circuito Cultural Bradesco Seguros – Calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc. Destaque para as peças “As Centenárias” e “A história de nós 2” e “As Centenárias”; e os musicais “Um Violinista no Telhado”, “Mamma Mia”, “Baby – o musical” e “Evita” . Na música, o Circuito foi responsável pela “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”.

· Eventos esportivos – Patrocinadora de atividades ligadas ao ciclismo. Entre os eventos destacam-se o World Bike Tour São Paulo e o Tour do Rio. Apoia, desde 2009, a CicloFaixa de Lazer de São Paulo.

· Fórum de Microsseguros – O Grupo participou do Fórum Brasileiro de Seguros Populares & Microsseguros e da 38ª Assembleia Anual da Associação de Genebra.

· Relatório OIT – O Grupo ganhou destaque no relatório anual da Microinsurance Innovation Faccility/Organização Internacional do Trabalho (OIT), como a única instituição de seguros do Brasil a fazer parte dessa importante publicação.

Bradesco Auto/RE
· Escolha Certa – a Bradesco Auto/RE foi a empresa melhor avaliada na pesquisa feita pela Associação ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que analisou as ofertas existentes no mercado de seguros residenciais.

· Bradesco Auto Center (BAC) – novas unidades do Bradesco Auto Center (BAC) no país foram inauguradas em 2011: no bairro Ipiranga, em São Paulo. Desde o lançamento do primeiro BAC, em fevereiro de 2007, foram realizados 90 mil atendimentos em todo o país.

· Site de relacionamento – lançou o Site do Segurado, criado para fornecer aos Clientes da Seguradora diversas funcionalidades, como: aviso e consulta de sinistro e informações sobre apólices e cobranças.

Bradesco Capitalização
Mobile Banking Títulos de Capitalização Pé Quente Bradesco – lançou o serviço, com o qual foi possível conhecer – por meio de iPhone e smartphones – os produtos oferecidos pela Bradesco Capitalização, além de informações sobre periodicidade, prêmios e vigência de cada um deles.

Bradesco Saúde
Início do processo de Acreditação – A Bradesco Saúde foi pioneira neste tipo de certificação no Brasil. A Empresa contratou o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), instituição não governamental, representante exclusivo da JCI (Joint Comission International), para certificar seus procedimentos.

Bradesco Saúde Nacional Flex – lançou o plano de saúde com cobertura nacional que reúne grande flexibilidade na contratação, adequado ao orçamento de pequenas, médias e grandes empresas.

Bradesco Saúde Perfil – Após São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), o plano foi ampliado às capitais Belo Horizonte (MG), em Blumenau (SC), em Salvador (BA), no Recife (PE), em Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba e regiões metropolitanas.

Inauguração da Sala Vip Bradesco Saúde Concierge na Casa de Saúde São José, RJ - Primeira Sala Vip no Rio de Janeiro, as outras estão localizadas em São Paulo, nos Hospitais Sírio e Libanês, Albert Einstein e Hospital do Coração (HCOR), e no centro de medicina diagnóstica Fleury Medicina e Saúde - unidade Itaim.

Bradesco Vida e Previdência
· Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros - Com apoio da Bradesco Vida e Previdência, já foram realizadas etapas nas cidades de Marília, Campinas, Bauru e São José do Rio Preto. No primeiro semestre deste ano, pelo quinto ano consecutivo, o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade já registrou mais de 126 mil participantes e obteve, em 2011, o apoio do Governo Federal e aprovação na Lei de Incentivo ao Esporte. O valor arrecadado com as inscrições para o Circuito é doado para entidades carentes da respectiva cidade.

· Prêmios Longevidade Bradesco Seguros - Com três vertentes – Jornalismo, Meio Acadêmico e Histórias de Vida - foram desenvolvidos objetivando complementar as ações de conscientização junto a sociedade sobre o tema Longevidade.

· Site Espaço Viva Mais, também destinado a dicas e informações sobre o tema, recebeu no primeiro semestre, 67 mil visitantes, e cerca de 268 mil páginas visitadas.

Fonte: Ogilvy PR / Diferencial/ Grupo Bradesco Seguros