Amigo do Seguro comemora 10 anos

O Programa Amigo do Seguro, de responsabilidade social da Escola Nacional de Seguros, celebrou 10 anos em 2011. A marca foi comemorada durante o Congresso do Mercado de Seguros de Pernambuco, que o Sincor-PE, Sindseg-N/NE e Escola promoveram em agosto, em Porto de Galinhas. O Estado testemunhou a formação da primeira turma do projeto, em 2002. A coordenadora da Unidade Regional Pernambuco, Cristiana Noblat, que idealizou a iniciativa, conta que a adesão do mercado foi imediata. "A resposta veio de forma surpreendente, pois, para o primeiro grupo conseguimos a adesão de 22 empresas com um total de 61 adoções, ou seja, 61 jovens teriam o curso patrocinado pelo setor", afirma ela. No curso, os alunos assistiram a aulas de língua portuguesa, informática, atendimento ao público e noções de seguros. "Com os jovens aprovados no curso, iniciamos uma mobilização no mercado e, após vários esforços, conseguimos a colocação de 75% dos estudantes em programas de estágios no setor", lembra Cristiana.

Um deles foi Gerciony Sousa, 29 anos, que saiu do interior da Paraíba aos 18, em busca de melhores oportunidades na capital pernambucana. Logo, tomou conhecimento do programa através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PE), entidade parceira na realização do projeto até hoje. Assim que concluiu o curso, Sousa conseguiu um estágio na Olinda Corretora de Seguros. Esta foi a primeira oportunidade no setor de seguros, mas não foi a primeira experiência do jovem no mercado de trabalho. Acostumado a trabalhar desde os sete anos, Sousa já tinha sido coordenador de garçons de um restaurante, caixa, frentista e controlador de estoque. "Em 10 meses de estágio fui efetivado e passei a exercer funções de atendimento a sinistro, de todos os ramos operados pela corretora. Tempos mais tarde e com uma maior experiência, assumi a supervisão do Departamento de Sinistro e Atendimento ao Cliente", lembra Sousa, que hoje faz parte do Departamento de RC Profissional e Pessoas da Excelsior Seguradora.

Sousa é exemplo para a turma deste ano, que qualificou 43 alunos, dos quais 30 ainda aguardam uma oportunidade de estágio em empresas do mercado de seguros. "Esse é um dos belos projetos sociais existente no Brasil, o que me orgulha muito. Eu sou um dos exemplos de que o projeto tem seu embasamento na seriedade", afirma. "É uma alegria saber que através deste programa muitos jovens com dificuldades socioeconômicas conquistam o seu espaço no mercado de trabalho, passando a ter perspectivas de um futuro promissor", comemora Cristiana Noblat, que reconhece na participação das empresas do mercado o sucesso da iniciativa.[2] O programa foi adotado por todas as 14 Unidades Regionais da Escola em 2005 e, em 10 anos, capacitou a aproximadamente 1.500 jovens. No Rio de Janeiro, estão abertas até 16 de setembro as inscrições para uma nova turma. Jovens entre 16 e 20 anos, de escolas da rede pública, deverão se informar na Fundação Mudes, entidade parceira.

Mais informações www.funenseg.org.br.

Fonte: Seguro em Pauta | Funenseg