Palestra de Jayme Garfinkel reúne mais de 200 pessoas em Blumenau

A palestra do presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Jayme Garfinkel, levou mais de 200 pessoas ao auditório do Hotel Himmelblau na noite de 22 de setembro. O evento foi uma realização do SindsegSC e teve como mote Seguro de Automóvel: guia de boas práticas.

Em seu discurso, o presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann, comentou que Santa Catarina é um estado muito forte no que tange o mercado de seguros. Isso porque a economia é estável e sadia, os índices de qualidade de vida e a renda per capita estão acima da média. “Isso é importante porque este posicionamento diferenciado também se estende ao mercado de seguro automóvel, que, em 2010, respondeu por 63,1% de seguros gerais da arrecadação no estado”, disse o executivo. “Inquestionavelmente é um tema que merece atenção e um olhar muito atento do nosso mercado”.

No início de sua apresentação, Jayme colocou estatísticas que mostram o crescimento no número de automóveis no Brasil e o crescimento deste tipo de seguro. Em seguida, falou sobre algumas questões que ele vê como ameaças a este crescimento. Entre as questões citadas estão as associações de proteção veicular e as enchentes e catástrofes naturais.

O executivo também falou sobre a internet e as mudanças que trará para o mercado consumidor. Números apontados por ele mostraram que a maioria dos internautas convictos tem entre 25 e 50 anos, um público interessante para o mercado segurador. Ao mesmo tempo em que mostrou uma pesquisa que apontou que, para 31% dos entrevistados, o contato pessoal na contratação de um seguro é indispensável.

“Assim como meu pai vendia seguros indo de local em local e conversando com as pessoas e eu aprendi a utilizar muito mais o telefone do que o contato pessoal, a nova geração vai estar mais conectada com a internet”, afirmou Jayme. “O mundo virou uma cidadezinha do interior, onde todo mundo sabe da vida de todo mundo pelas redes sociais”.

Outro tema levantado por Jayme foi a questão da conscientização no trânsito. Uma reportagem da Veja São Paulo apresentada pelo executivo mostrou que são registradas mais de 400 ocorrências por brigas no trânsito na capital paulista por dia. Ele comentou sobre a importância de pensarmos em alertar a população para um trânsito mais respeitoso.

Para finalizar, Jayme mostrou algumas questões que representam mudanças na sociedade e que podem influenciar de maneira direta o mercado de seguros. Foram citados: obesidade da informação, aumento na jornada de trabalho e no número de divórcios e mudanças na estrutura familiar (pessoas morando sozinhas e ausência dos pais na educação dos filhos), entre outros.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - SindsegSC