Capitalização tem receita de R$ 6,6 bilhões até junho, 15,43% acima do 1º semestre de 2010

A receita acumulada pelo setor de capitalização somou R$ 6,6 bilhões no primeiro semestre do ano, aumento de 15,43% em relação ao mesmo período de 2010. Somente em 2011 já retornaram à sociedade R$ 325 milhões em sorteios e R$ 4,3 milhões em resgates nesse período. Já a provisão técnica totalizou R$ 18,3 bilhões em junho. O resultado foi impulsionado pelas expressivas vendas de títulos de capitalização no Estado de São Paulo, de R$ 2,4 bilhões no primeiro semestre de 2011. Os dados foram divulgados esta semana pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e refletem o prognóstico positivo da economia brasileira. O setor tem mais de 40 milhões de clientes, e uma expectativa de crescimento de 15% em 2011.

Para o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres, alia-se a este cenário de crescimento o aumento nas vendas do produto incentivo, vinculado a um evento promocional de vendas ou de fidelização. “Isto estimula novas oportunidades de negócios com o segmento empresarial”, disse Ismar Torres. Ainda segundo Torres, esse crescimento se deve aos mais de 30 milhões de pessoas que ingressaram na classe C. “A capitalização tem propiciado o aprendizado desse tipo de público a lidar com a formação de uma reserva financeira”.

A liderança de São Paulo, responsável por 38% das vendas de títulos de capitalização no País, é seguida pelo Rio Grande do Sul, com faturamento de R$ 753 milhões e fatia de 11,49%. O Rio de Janeiro se mantém na terceira colocação, com R$ 582 milhões e 8,8% de participação. Minas Gerais aparece na quarta posição com R$ 562 milhões e fatia 8,56%.

Fonte: Portal Viver Seguro