Seguradora Líder divulga estatísticas do seguro DVPAT em 2011

No ano de 2011, 366.356 pessoas receberam o seguro DPVAT no Brasil, totalizando mais de R$ 2,287 bilhões pagos. Criado em 1974 para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, o seguro bateu recorde de indenizações pagas este ano, registrando um aumento de 45% em relação a 2010.

De acordo com a seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro, chama atenção o fato de mais de 51% dos acidentados terem entre 18 e 34 anos, faixa etária em que se concentra a maior parte da população economicamente ativa do País. Outro cenário preocupante é o crescimento de 58% dos casos de invalidez permanente em relação ao ano anterior. Em 2011, foram pagas, ao todo, 239.738 indenizações por esse tipo de dano.

“Temos trabalhado para que cada vez mais cidadãos tenham acesso ao seguro DPVAT. Por isso, estamos investindo em divulgação e na abertura de novos pontos de atendimento, principalmente através de parceiros. Só em 2011, o sistema ganhou 900 novos pontos de atendimento oficiais. Além disso, a imprudência no trânsito, como a combinação de álcool e direção, alta velocidade e a falta do uso do cinto de segurança nas estradas, tem causado acidentes cada vez mais graves”, aponta o diretor-presidente da seguradora, Ricardo Xavier.

As estatísticas apontam também que 58.134 pessoas receberam indenização por morte no período e outros 68.484 cidadãos receberam reembolso de despesas médicas em 2011. Levando em conta que os acidentados têm um prazo de três anos para solicitar o benefício do seguro DPVAT, a seguradora acredita que esses números ainda podem aumentar.

O levantamento mostra ainda que, em 77% dos casos envolvendo todas as categorias de veículo e diversos tipos dano, a vítima é homem, sendo, na maioria das vezes, o próprio motorista. Considerando as indenizações pagas por região, o Sudeste registrou o maior número de casos de acidentes de trânsito que causaram morte. Ao todo, 38% das indenizações resultantes de ocorrências fatais foram destinadas a vítimas da região. Já no Nordeste, estão concentrados 30% dos casos de indenização por invalidez permanente e, no Sul, o maior número de reembolsos por despesas médicas, chegando a 43%.

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento do seguro DPVAT e como proceder para solicitar a indenização às vítimas de acidentes de trânsito, acesse o site Tudo Sobre Seguros (www.tudosobreseguros.org.br) e tire suas dúvidas com o especialista de plantão.

Fonte: Seguro em Pauta