Grupo BBMAPFRE prepara esquema especial para atender produtores rurais atingidos com a seca no sul do país

Ação se deve ao aumento expressivo de avisos de sinistros, que já bateram a marca de 220 por dia. Importância segurada estimada é de R$ 140 milhões

A seca que vem prejudicando as lavouras do sul do País desde novembro passado levou o Grupo Segurador BANCO DO BRASIL e MAPFRE a preparar um esquema especial para atendimento aos segurados. Nos últimos 30 dias, quando a seca se agravou, 2.200 sinistros foram comunicados à Central de Atendimento do Grupo, a maioria oriundos de cidades dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, regiões de grande concentração de contratações.

Mais de 150 peritos, auditores e analistas estão em campo, distribuídos nas regiões sinistradas ou de alta concentração de riscos. Na Central de Atendimento, a equipe encarregada de receber ligações exclusivamente dos produtores rurais foi ampliada para proporcionar um melhor atendimento.

As perícias técnicas preliminares também foram priorizadas: estão sendo realizadas em até 7 dias após o aviso à Central de Atendimento. Uma equipe de 50 pessoas atua no BackOffice, na matriz do grupo, em São Paulo, para agilizar a análise dos processos. Como as lavouras estão em diferentes estágios de desenvolvimento e a seca afetou com intensidade distinta cada região, ainda não é possível precisar o montante total das indenizações.

“Fizemos o levantamento histórico de ocorrência de sinistros da Safra de Verão 2008/2009, uma das piores já registradas, para balizar nossas ações”, explica Luis Carlos Guedes Pinto, diretor-geral de Operações Rurais do Grupo BBMAPFRE. Naquela ocasião mais de 4 mil avisos de sinistros foram registrados pela Central de Atendimento do Grupo Segurador.

Apesar de menos intenso, o cenário atual tem como coincidência as influências do La Niña. As culturas de milho e soja são as mais afetadas e representam mais de 90% da produção da Região Sul.

Orientação aos segurados•
▪ Após a comunicação de perdas à seguradora, é agendada a vistoria por um engenheiro agrônomo credenciado. Normalmente são realizadas duas vistorias: uma logo após a comunicação de perdas e outra no período da colheita.
▪ O Segurado ou seu representante legal assina os Laudos de Inspeção de Danos (Preliminar e Final). Caso discorde das conclusões do documento, deverá declarar no próprio laudo suas razões para a discordância.
▪ O produtor deverá apresentar as Notas Fiscais dos insumos utilizados na área segurada. Essas notas deverão estar em nome do segurado e da propriedade.
▪ O Segurado deverá comunicar a data do início da colheita com antecedência de 15 (quinze) dias para permitir o agendamento da vistorias pelos peritos.
▪ O produtor não deve iniciar a colheita sem a autorização do perito (engenheiro agrônomo indicado pela seguradora).
▪ Os contatos com o Grupo Banco do Brasil e Mapfre devem ser feitos pelos telefones: 0800 729 7000 (Banco do Brasil) e 0800 775 1000 (Mapfre).
Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL e MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL e MAPFRE é o maior grupo segurador do Brasil, com 5 mil colaboradores, 17 mil pontos de vendas, incluindo os corretores de seguros e 25 milhões de clientes. Líder nos segmentos de Vida, com 18,1% do mercado e de Rural com 60% de share, também detém a segunda posição nos mercados de Automóvel, com participação 15,2%, e Seguros Gerais, com de 13,3%. Nos 6 primeiros meses de 2011, o grupo acumulou R$ 4,6 bilhões em prêmios. O Grupo atua nos segmentos de Pessoas (Vida), Automóveis, Grandes Riscos, e Seguros Gerais, Rural, Habitacional e Affinities.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa