Desafio para ramo de pessoas é despertar interesse do corretor

Especialistas destacam momento econômico e aumento da conscientização do consumidor como boas oportunidades de vendas para o canal

Por Camila Alcova


Fatores como o crescimento da economia, maior distribuição de renda, e diminuição do desemprego no País, são propícios para quem atua com seguros de pessoas. Diante desse cenário, falta iniciativa dos corretores no direcionamento de foco para a área de pessoas, na opinião do presidente do CVG-SP, Osmar Bertacini.

“Se observarmos os últimos números da Susep, o mercado que mais cresceu foi o de seguro de vida, mas ainda não vejo o corretor de seguros atento a esse mercado, que está aflorando e crescendo”, observa.

Bertacini complementa que isso ocorre pois grande parte dos corretores opta por focar seu trabalho na comercialização exclusiva do seguro de automóvel. “Nosso grande paradigma, enquanto mercado, entidades, seguradoras, é o convencimento do corretor para esse mercado”.

Além disso, outra questão que deve ser considerada pelo setor no trabalho de conscientização dos corretores, e consequentemente do segurado, é a proteção. Para ele, é necessário transmitir ao consumidor que além dos seguros a seus patrimônios, é importante ter uma proteção para si.

Osmar Bertacini, presidente do CVG-SP

Outras possibilidades de conscientização ao corretor quanto ao segmento são palestras, seminários e campanhas institucionais específicas, pondera.

O presidente do CVG-SP explica que a comercialização bancária é atualmente o que colabora para a evolução dos seguros de pessoas. “É um mercado do corretor, e ele está deixando passar para um concorrente que está crescendo”.

Bertacini finaliza que o crescimento do setor será impulsionado pelo despertar do interesse do corretor para essa comercialização. “A partir disso, não há dúvidas de que esse mercado passará a ter um crescimento muito maior”.

Consumidores conscientes

Na opinião de Ronald Kaufmann, da Scor-Re, um dos desafios para os corretores que atuam com o ramo é aumentar cada vez mais o acesso do seguro às classes emergentes, que dispõem de maior renda, tanto para sua proteção, quanto para uma reserva em poupança.

“Para o corretor também há o desafio de marketing, de marcar sua presença como efetivo canal de consulta e apoio ao consumidor, para que ele possa adquirir corretamente os produtos necessários em cada etapa de sua vida, para sua proteção e também para uma poupança futura, por conta de sua aposentadoria”.

Ronald Kaufmann, da Scor-Re

O diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, acredita que há muitas oportunidades para os profissionais que atuam com seguros de pessoas. “As oportunidades estão cada vez mais claras, pois atualmente o consumidor consegue ter uma percepção maior da necessidade dos seguros de pessoas”.

Velasques acrescenta que o mercado disponibiliza uma variedade de produtos que atendem os consumidores em todas as fases, o que colabora para a comercialização via corretor de seguros. “O corretor hoje em dia tem um ambiente muito mais favorável, em relação ao que tinha no passado”.

Eugênio Velasques, da Bradesco Vida e Previdência

Ele enfatiza a necessidade de o corretor estar atento e preparado para as possibilidades existentes no segmento. “O desafio é enxergar as oportunidades e se preparar adequadamente para que elas não sejam exploradas por outros corretores, ou até mesmo por outros canais de distribuição”.


Fonte: Clipp-Seg | Revista Cobertura