Dia Mundial da Água: Rios do Vale são analisados

BLUMENAU - A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou uma lista com o resultado da análise da qualidade da água em 49 rios e mananciais de 11 estados brasileiros. O Rio Camboriú, que passa pelos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, ficou no segundo lugar do ranking dos mais limpos. O Rio Itajaí-Açu, analisado no perímetro urbano de Blumenau, ficou na 26ª posição. Nenhum rio analisado pelos técnicos desde janeiro de 2011 foi considerado bom ou excelente.

Dos 49 cursos de água monitorados, 75,5% foram classificados como regulares e 24,5% como ruins. Além do Rio Camboriú, as análises que tiveram o melhor resultado foram as dos rios Santa Maria da Vitória, em Vitória (ES), Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ), Bica da Marina, em Angra dos Reis (RJ) e Arroio Jupira, em Foz do Iguaçu (PR). Todos com 33 pontos, numa escala de cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e excelente (acima de 40 pontos). O Rio Itajaí-Açu recebeu 29 pontos, apresentando a qualidade da água regular.

Em cada análise são avaliados a temperatura, turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes, coliformes totais, oxigênio e substâncias químicas.

– Desde maio de 2009, o projeto tem feito análises como estas e ainda não chegamos a um rio classificado ao menos como bom. O que mostra a necessidade de ações que contribuam para a conservação e a melhoria da qualidade de nossas águas – avalia a coordenadora do Programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.

Além de Santa Catarina, foram avaliadas amostras do Ceará, Piauí, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná.

Rio Criciúma, no Sul do Estado, está entre os mais poluídos

A análise em Blumenau foi feita em 2 de novembro do ano passado. No total, os resultados mais baixos ficaram para os rios Criciúma, em Criciúma (SC), com 23 pontos, e o Itapicuru Mirim, em Jacobina (BA), com 24 pontos.
 

RANKING DA ÁGUA  
Veja em que posição do levantamento nacional ficaram os rios catarinenses  
- 2º - Rio Camboriú, Balneário Camboriú, situação regular, 33 pontos  
- 19º - Riacho Passo dos Índios, Chapecó, situação regular, 30 pontos  
- 20º - Córrego Grande, Florianópolis, situação regular, 30 pontos  
- 26º - Rio Itajaí-Açu, Blumenau, situação regular, 29 pontos  
- 30º - Rio Cachoeira, Joinville, situação regular, 29 pontos  
- 49º - Rio Criciúma, Criciúma, situação ruim, 23 pontos  




Fonte: Jornal de Santa Catarina