Montadora chinesa cogita instalar fábrica em Joinville

A Great Wall Motor Company, marca líder em utilitários-esportivos (SUV) na China, pode escolher Joinville como sede da sua nova fábrica no Brasil. O vice-diretor da empresa, Wang Shihui, acompanhado do diretor-geral da Latina American Motors, Ariolino Andrade, se reuniu na última semana com o prefeito em exercício Ingo Butzke para tratar dos detalhes. Ribeirão Preto, Guarulhos e São Bernardo do Campo, todas de São Paulo, também estão na disputa pela unidade. A decisão deve sair até o fim do ano.

De acordo com Wang, o Brasil é o principal alvo da marca na América do Sul. Os chineses querem fabricar no país as mesmas linhas produzidas na China: automóveis de passeio, utilitários e picapes. “Nossos países são similares no mercado de automóveis. A maior diferença é que temos marcas próprias”, comenta Shihui.

Joinville desponta como uma das favoritas para receber a unidade por atender os principais critérios exigidos pela empresa: proximidade de porto e qualidade e custo de mão de obra.

A intenção da marca é produzir 50 mil carros ao ano, totalizando investimentos de cerca de R$ 3 bilhões em dez anos. Neste valor, além dos custos para implantar a fábrica, são consideradas despesas do projeto, marketing, desenvolvimento de rede de concessionária e capital de giro.

Em 2012, a Great Wall estima vender 600 mil unidades, sendo 500 mil na China e as outras 100 mil no mercado externo, formado por mais de 100 países.

Chineses querem produzir no Brasil automóveis de passeio, utilitários e picapes (Foto: Motoren)

Fonte: Noticenter