Mercado projeta inflação pelo IPCA maior neste ano: de 5,44%

Pela 15ª semana consecutiva, analistas do mercado financeiro elevaram a expectativa de inflação para este ano. Segundo o Banco Central, a expectativa do mercado financeiro para o IPCA, que mede a inflação oficial, avançou de 5,43% para 5,44% este ano. Para 2013, a estimativa dos analistas dos bancos para a inflação ficou estável em 5,42%. Também foi mantida a estimativa do mercado financeiro de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, estável em 1,54%.

Considerando-se o sistema de metas que vigora no Brasil, o BC calibra os juros para atingir as metas previamente fixadas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2012, 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Ou seja, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. Em 2011, o IPCA ficou em 6,50% - no teto do sistema de metas do governo brasileiro.

Na semana retrasada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, fixando-a em 7,25% ao ano, a menor taxa da história. Entre os economistas consultados para a pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira, o consenso é de que os juros básicos vão permanecer neste atual nível até o fim deste ano. Em 2013, eles preveem alta dos juros, uma vez que a estimativa, para o fim do próximo ano, está em 8% ao ano.

Fonte: Viver Seguro OnLine