Setor de Combustíveis impulsiona a contratação de seguros para transportes

As empresas do setor de Combustíveis (postos e distribuidoras de gasolina, etanol, diesel, etc) estão entre as principais responsáveis pela contratação de seguro de Transportes, apontam dados da Porto Seguro (www.portoseguro.com.br). Cerca de 11% dos embarcadores (como também são chamadas as empresas que entregam suas cargas para transporte) segurados pela Companhia é deste segmento.

Segundo Rose Matos, gerente de Transportes da Porto Seguro, a representatividade do mercado de Combustíveis na economia do País justifica a demanda por instrumentos de proteção para suas operações de transportes. “Trata-se de um segmento com amplo potencial produtivo e um importante gerador de oportunidades profissionais”, comenta. “Para atendê-lo, contamos com opções de seguros, serviços e assistências que se adéquam aos diferentes portes e necessidades das empresas do setor”, completa.

De acordo com números da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção de Combustíveis (gasolina, gasolina de aviação, GLP, óleo combustível e diesel) no País em 2012 já soma mais de 70 milhões de metros cúbicos (m3). Projeções da consultoria internacional F.O. Licht, especializada no segmento de combustíveis renováveis, mostra que a produção de etanol no Brasil supere 24 bilhões de litros no período 2012/2013. Em todo o território nacional, existem mais de 39 mil postos revendedores de combustíveis, também de acordo com dados da ANP.

Seguros para diferentes necessidades

O Porto Seguro Transportes desenvolve produtos e serviços completos para o proprietário da carga e para quem a transporta.

Para proprietários, a Companhia oferece o Transportes Mais Simples, dirigido a micro e pequenas empresas; o Transportes Embarcador Nacional, que cobre danos causados à mercadoria durante o transporte em todo o território nacional; e o Transportes Internacional, que protege as operações de importação e exportação, por via aérea, aquaviária e terrestre.

Já as transportadoras contam com os produtos: RCTR-C, que garante os prejuízos causados às mercadorias de terceiros em acidentes cobertos; RCF-DC, que assegura indenização ao proprietário em casos de roubo ou desaparecimento da carga; e Transportes Unificado, que reúne na mesma apólice as coberturas de RCTR-C e RCF-DC.

As apólices abrangem riscos diversos, desde colisão e tombamento até roubo de carga do veículo transportador. Também possuem benefícios exclusivos, como pontos de apoio a cada 100 quilômetros, nas principais rodovias do país; preservação e assistência à carga, em casos de acidente, e assistência gratuita de guincho para remoção do veículo transportador impossibilitado de locomoção, em um raio de até 200 km do local da ocorrência.

Profissionais e veículos bem cuidados

Outro diferencial exclusivo do Porto Seguro Transportes é o Programa “Transportador Consciente”, conjunto de serviços com foco preventivo, que abrangem cuidados com a saúde e qualidade de vida dos caminhoneiros; manutenção de veículos; e orientações sobre como evitar ou proceder em eventuais situações de perigo nas estradas.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais segurança às operações de transporte de cargas. Em um ano (2011 – 2012), mais de três mil participantes foram beneficiados pelas atividades do Programa, destinado às empresas com seguro transportes da Companhia e também promovido em ações conjuntas com concessionárias de rodovias parceiras.

Fonte: RAF Comunicação | Assessoria de Imprensa da Porto Seguro