Conferência do Clima discute emissão de gases de efeito estufa em Doha

 A 18º Conferência das Partes (COP, sigla em inglês), encontro anual entre os países membros da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, sigla em inglês), está sendo realizada em Doha, Qatar, de 26 até 07 de dezembro.

Também conhecido como Conferência do Clima, o encontro pretende avaliar o progresso e efetivação das medidas para redução de gases do efeito estufa e discutir a segunda fase dos compromissos do protocolo do Kyoto (ratificado em 1999), que devem entrar em vigor em 2013.

Uma questão que tem colocado em lados opostos países em desenvolvimento e os desenvolvidos é a da responsabilidade histórica em relação à emissão de gases do efeito estufa. Enquanto Brasil, África do Sul, Índia e China defendem o princípio das ‘‘responsabilidades comuns, porém diferenciadas’’, Canadá, Estados Unidos e Japão defendem um acordo que preveja compromissos vinculantes para todos os principais emissores.

Apesar das dificuldades, a expectativa é que, este ano, os participantes cheguem a resultados mais consistentes que os alcançados nas últimas Conferências. Ainda sob impacto do furacão Sandy e após a declaração do presidente Obama reconhecendo a influência da ação humana nas mudanças climáticas, espera-se um papel mais proativo dos EUA na liderança das negociações.

Fonte: Viver Seguro OnLine