Euler Hermes, filial da Allianz, aposta as fichas no Brasil

Uma rede internacional de monitoramento que acompanha a situação financeira de 40 milhões de empresas. Quem não gostaria de ter esse serviço num momento de incerteza da economia mundial? Possivelmente, qualquer companhia interessada em reduzir o risco de calote e melhor gerenciar os resultados do grupo. E é exatamente com esse objetivo que a Euler Hermes, líder mundial em seguro de crédito, gerencia tal banco de dados para seu próprio negócio e também para prestar serviços aos seus segurados.

Com faturamento anual acima de 2,2 bilhões de euros e transações comerciais acima de 700 bilhões de euros anuais, a filial do grupo alemão Allianz tem grandes expectativas com sua operação local. Opera no Brasil desde 1999, tendo sido estabelecida como seguradora em 2003. Atualmente a Euler Hermes ocupa a segunda posição no ranking do seguro de crédito no Brasil, com cerca de 20% de market share e uma equipe de 45 funcionários espalhados por São Paulo, Curitiba, Bauru, 

Campinas e Porto Alegre. O que esperar de 2013? “Nossas ambições e expectativas continuarão sendo de crescimento de dois dígitos e acima da média do mercado”, afirma Guilherme Perondi, CEO da Euler Hermes no Brasil.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista concedida ao portal da CNseg.

O grupo costuma divulgar anualmente o Índice Global de Insolvência de Empresas (IGI). Ele já saiu? Se sim, qual a previsão para 2013?

A expectativa da nosso núcleo de pesquisas econômicas na França é que o IGI atinja 4% em 2013 após terminar 2012 em 1%. A piora do indicador está sendo causada pela deteriorização econômica na Eurozona, com expectativa de aumento de 12%, em especial nos países do Mediterrâneo (+19%). Na região da Américas, a perfomance do indicador deve melhorar, com queda de 6%, apesar do aumento na inadimplência no Brasil. Na Ásia-Pacífico, esperamos um aumento de 2%. Em resumo, a lentidão na retomada econômica mundial deve acelerar o IGI em praticamente todas regiões.

Apesar do otimismo com o Brasil, tivemos um "pibinho". Isso altera o risco do seguro de crédito? E a classificação das empresas?

De fato, a economia brasileira cresceu abaixo das expectativas e aquém do seu potencial. Porém, o Brasil tem mostrado um bom nível de resiliência aos impactos da crise internacional e isso merece ser sempre lembrado. O seguro de crédito é um produto que auxilia as empresas tanto em momentos de baixo crescimento, quando elas buscam proteção contra o aumento de inadimplência, quanto em expansão, quando vendem mais para os mesmos clientes e também para novos clientes, encontrando no produto um instrumento para compartilhar risco e alavancar vendas. Estamos otimistas em relação à 2013 pois a expectativa de retomada de crescimento combinada com o clima de incerteza sobre os rumos da economia global certamente levará mais empresas contratar o seguro de crédito como uma ferramenta estratégica para capturar a oportunidade de crescer com riscos controlados. Em relação ao risco de crédito no Brasil, sentimos a partir da segunda metade de 2012 um aumento na inadimplência de pessoas jurídicas porém ainda dentro de níveis aceitáveis. Com a chegada da temporada de publicação de balanços vamos analisar melhor como o ano de 2012 afetou as empresas e os setores chave da economia, porém não antecipamos alterações significativas em nossa política de aceitação de risco em 2013.

A Euler Hermes mudou muito desde que entrou no Brasil. Por que?

A Euler Hermes opera como seguradora no Brasil desde 2003 quando o mercado de seguro de crédito começou sua fase de maior desenvolvimento no Brasil. Trazer um produto de seguro novo para um mercado emergente é um desafio e temos explorado várias alternativas para levar nossa solução para uma quantidade maior de empresas seguradas ano após ano. Esse esforço tem exigido adaptações e melhorias em nosso modelo de distribuição. Outro elemento transformador foi o fato de que, a partir de 2011, o Brasil passou a ser uma área de investimento estratégico para a Euler Hermes e lançamos um plano de investimento de 3 anos para acelerar nosso desenvolvimento. Em grande medida, temos tido bastante sucesso e posso citar por exemplo nosso crescimento de 78% nos prêmios emitidos entre 2010 e 2012. Esse rápido crescimento e nosso esforço para levar ao mercado de empresas médias uma especialidade de seguro tem transformado nossa operação no Brasil e esperamos que essa tendência se mantenha nos próximos anos.

O desenvolvimento do mercado de seguro de crédito no Brasil está dentro das estimativas do grupo?

Conforme os números da Susep, o volume total de prêmios de seguro de crédito emitidos entre 2008 e novembro de 2012 cresceu 36% passando de R$ 135,8 milhões para R$ 185 milhões. Esses valores incluem tanto o seguro de crédito doméstico quanto o de exportação que nesse período apresentaram dinâmicas muito diferentes. Enquanto o volume de prêmios de exportação caiu 16%, de R$ 37,6 milhões para R$ 31,4 milhões, o mercado doméstico cresceu 56%, chegando a R$ 154 milhões. É um claro reflexo do desenvolvimento da economia brasileira nesse período, comprovando o potencial do mercado brasileiro e demonstrando que as empresas estão adotando o seguro de crédito como uma ferramenta de apoio ao seu crescimento. O mercado segurador tem respondido à demanda e no Brasil hoje as empresas já contam um leque bem amplo de soluções em seguro de crédito e com coberturas mais flexíveis do que no passado recente quando o produto começou sua expansão no Brasil.

O que precisa acontecer para o seguro de crédito deslanchar no Brasil?

Na Euler Hermes, estamos convencidos de que o maior valor agregado que trazemos para segurados e parceiros de negócio é nossa capacidade de analisar de forma competente o risco de crédito que subscrevemos e comunicar de forma clara e objetiva nosso conhecimento e decisões. Para isso, precisamos ter uma equipe da analistas de crédito que realmente conheça os setores onde atuamos e que esteja disponível para os nossos clientes.

E isso requer investimentos…

Sim. Em 2011 iniciamos um plano de investimento de três anos cujo um dos pilares era aumentar o tamanho e a senioridade de nossa equipe de analistas. Concluímos em 2012 a montagem dessa equipe e posso dizer que hoje a qualidade do serviço que prestamos é o nosso maior diferencial competitivo. Em 2012, tínhamos uma meta de reter 86% do prêmio em nossa carteira e terminamos o ano com 97% de retenção total, comprovando que a satisfação de nossos segurados foi um fator determinante para que renovassem suas apólices conosco. Por isso, na minha opinião é fundamental que as seguradoras de crédito invistam na capacidade de distribuição para levar o produto a novas empresas mas também na capacidade de analisar e absover risco, permitindo que esse conhecimento seja compartilhado com os segurados. Essa percepção de valor é fundamental para que mais empresas contratem o produto especialmente pela primeira vez.

Em outros países, a seguradora de crédito é vista como uma competidora dos bancos ou como parceiras?

O seguro de crédito funciona com muito mais freqüência como um instrumento adicional de mitigação de risco do que como substituto de qualquer solução financeira. Ao emitir uma apólice, a seguradora de crédito oferece à empresa uma camada adicional de proteção sobre sua carteira de recebíveis beneficiando tanto o segurado quanto a instituição financiadora dos recebíveis que passa contar com um duplo regresso sobre o risco dos sacados. Aproximadamente 60% das apólices que emitimos no mundo estão direta ou indiretamente ligada à algum tipo de operação de financiamento de recebíveis. Em nossa carteira no Brasil esse percentual ainda está abaixo de 10% mas temos visto um esforço crescente de bancos em encontrar maneiras de utilizar a apólice como um mitigador de risco em suas operações de desconto de recebíveis, abrindo uma nova oportunidade de expansão para o produto.

Quais os principais nichos de atuação da Euler Hermes no Brasil?

O investimento que fizemos em capacidade de analisar e subscrever risco de crédito nos deu também uma estrutura de serviço diferenciada. Esse diferencial competitivo tem nos ajudado a conquistar novos clientes tanto no segmento de empresas corporate, que tem necessidade de coberturas altas e demandas de serviço complexas, quanto entre as médias empresas que precisam de decisões rápidas sobre clientes sobre os quais há pouca informação disponível. A Euler Hermes é a maior seguradora de crédito no mundo e parte do Grupo Allianz, temos vontade e capacidade de investir no Brasil e força financeira para assumir grandes riscos. Essa combinação nos dá o privilégio de poder continuar investindo em nossa capacidade de distribuição e serviço para empresas médias e ao mesmo tempo ser também capaz de trabalhar com grandes empresas.

Quais as metas para 2013?

Em função do período que antecede a divulgação de nossos relatório anual, estamos em período de blackout quando não podemos compartilhar resultados de 2012 ou metas para 2013. Entre 2011 e Novembro de 2012, conforme dados públicos da Susep, crescemos 34% em volume de prêmios e nosso market share atingiu 19% (contra 14% em 2010). O que posso antecipar é que em 2013, nossas ambições e expectativas continuarão sendo de crescimento de dois dígitos e acima da média do mercado.

Fonte: CNSeg