Sandy: menos de 1% de queixas contra seguradoras

A “Insurance Information Institute”, instituição renomada nos Estados Unidos pelos estudos que realizada sobre a indústria de seguros, fez um bom resumo econômico do furacão Sandy, dando ênfase à atuação das seguradoras, segundo comenta o consultor Francisco Galiza, que destaca alguns números selecionados:

• Em termos de seguros, o Sandy foi a 3ª maior perda devido a furacões, com quase US$ 25 bilhões de sinistros pagos, atrás apenas do Katrina e do Andrew.
• Com a tragédia, as seguradoras americanas recrutaram funcionários em todo o país, resultando em um tempo médio de resposta de 7 a 8 dias, considerando o prazo entre o aviso de sinistro e a inspeção. Esse tempo foi abaixo do prazo legal exigido.
• As empresas receberam elogios e, como resultado, o grau de reclamação dos segurados foi extremamente baixo (em torno de 1%). No Estado de Nova York, a taxa foi de 0,28%.
• Ao todo, houve quase 1,4 milhão de aviso de sinistros. Abaixo, gráfico dos avisos, segundo o tipo de seguro – de automóvel, residencial ou empresarial.

O estudo completo do III pode ser acessado no link http://www.iii.org/assets/docs/pdf/SandyPress-1210123.pdf.

Fonte: FenSeg