Tábuas Biométricas de mortalidade e sobrevivência

Acaba de ser disponibilizado no portal da CNseg a versão eletrônica do livro "Tábuas Biométricas de mortalidade e sobrevivência - Experiências do mercado segurador brasileiro - 2010". O trabalho é o resultado da pesquisa encomendada pela Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) ao Laboratório de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A pesquisa representa um marco inédito, pois utiliza pela primeira vez estatísticas brasileiras, fornecendo às instituições de previdência e seguradoras um retrato mais fiel do perfil da população brasileira.

Para isso, foram utilizados mais de 300 milhões de registros, de 23 seguradoras, com informações detalhadas sobre contratos de seguro, discriminados por sexo, idade e tipo de plano. Esses dados foram ainda cruzados com as informações dos cadastros do Sistema de Controle de Óbitos e do Cadastro Nacional de Informações.

Mário de Oliveira, Ricardo Frischtak, Milton Ramirez, Kaizô Beltrão e Sonoe Pinheiro compuseram a equipe de pesquisadores, com reconhecimento internacional, conferindo credibilidade às novas tábuas biométricas.

Com as novas tábuas, denominadas BR-EMS, as instituições brasileiras – seguradoras, empresas de previdência, órgãos de supervisão e regulação, universidades, centros de pesquisas e empresas de consultoria – passam a ter acesso a uma ferramenta básica para a maior eficiência operacional e solvência do sistema.

O livro foi publicado pela editora da Escola Nacional de Seguros, consolidando assim a parceiracom o LabMA/UFRJ, o Laboratório de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

>> Baixe aqui a íntegra do livro
>> Baixe aqui a íntegra do livro na versão em inglês

Fonte: CNseg