Porto Seguro trabalha para a preservação da água

No Ano Internacional da Cooperação pela Água e próximo ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Porto Seguro (www.portoseguro.com.br/reciclagem) fez um balanço dos resultados de seu programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha. Desde 2007, ano do lançamento da ação, o programa já evitou o despejo indevido de cerca de 26 mil litros de óleo de cozinha.

O Programa é aberto para o público em geral e conta com 107 pontos de coleta. O material a ser reciclado pode ser depositado em unidades dos Centros Automotivos Porto Seguro e nas sucursais da Grande São Paulo, Litoral Sul Paulista, Vale do Paraíba e cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Piracicaba, Marília, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Franca, São Carlos, Rio Claro, Limeira, Itatiba, Atibaia e Bragança Paulista; além dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Os interessados podem levar o óleo de cozinha em garrafas PET e depositá-lo em um display de coleta, disponível nos locais participantes. A garrafa também será reciclada.

O programa tem como objetivo alertar a população em geral sobre as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha, além de mostrar que este resíduo pode ser reaproveitado. “Um litro de óleo é capaz de entupir tubulações e contaminar milhares de litros de água. Mas, se passar por processos de reciclagem, pode ser utilizado como base para fabricação de biodiesel”, explica Mirian Mesquita, gerente de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto Seguro.

A reciclagem também contribui para diminuir a emissão de gases que intensificam o chamado efeito estufa, já que o óleo substitui parte do petróleo utilizado na fabricação de diesel.

A gerente da Porto Seguro justifica o investimento da companhia na campanha a partir do princípio de que a água é um bem essencial para a vida. “É fundamental que tomemos atitudes sustentáveis, tais como não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água em atividades cotidianas e reutilizá-la sempre que possível”, acrescenta Mirian.

Dia Mundial da Água

Criado no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água tem como objetivo promover a discussão de diversos temas relacionados a este bem natural. Neste dia, foi divulgada a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, um documento que traz uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão.

Para aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados à água, a ONU também declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. Ao longo do ano, serão destacadas iniciativas para a preservação deste bem e discutidos os seus problemas.

Fonte: RAF Comunicação | Assessoria de Imprensa da Porto Seguro