BR-470: O novo capítulo da novela

Na terceira tentativa de licitar o lote 4 da BR-470, a Sulcatarinense Mabc Ltda foi declarada a vencedora do certame. Ela terá a missão de duplicar e fazer outras obras necessárias no trecho entre os quilômetros 57 e 73, de Blumenau a Indaial. A empresa propôs o valor de R$ 205,9 milhões para executar o serviço.

Ao todo, seis interessadas entregaram propostas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ontem. Destas, três se classificaram. O segundo colocado foi o Consórcio Azza-Sogel, com o montante de R$ 209,7 milhões. O Consórcio TV-Castellar-Ott propôs o valor de R$ 211,6 milhões.

De acordo com o Dnit, a Sulcatariense tem dois dias para apresentar documentos de habilitação e reelaborar parte dos documentos solicitados no edital.

Em janeiro deste ano, foi lançado pela primeira vez o edital de licitação para o lote 4 da rodovia, mas nenhuma empresa compareceu. Em fevereiro, três empreiteiras entregaram propostas na segunda tentativa de licitar este trecho da rodovia, mas nenhuma ficou dentro do valor máximo orçado pelo Dnit. A licitação foi feita pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tipo de concorrência mais ágil que é usada para obras da Copa do Mundo de 2014, da Olimpíada e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual está inserida a duplicação. Nesta modalidade, o montante orçado pelo Dnit não é divulgado, apenas os órgãos competentes são informados sobre o valor estimado das obras.

Para que os trabalhos comecem, agora é preciso que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emita a Licença de Instalação, o que deve ocorrer em breve, segundo o Dnit. Para o início das obras do lote 3, que compreende o trecho entre Gaspar e Blumenau, é necessária a mesma licença.

O percurso da rodovia entre o Km 0, em Navegantes, até o Km 44,86, em Ilhota, ainda depende da conclusão do projeto executivo para a licitação seja lançada. Segundo o Dnit, o processo licitatório deste trecho deve ser aberto até o fim de maio.

Fonte: Jornal de Santa Catarina