Levantamento da SulAmérica mostra aumento de população hipertensa

A hipertensão causa anualmente a morte de 9,4 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tendo em vista esse cenário e para alertar a população no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26/04), a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos apresenta levantamento sobre o perfil de riscos à saúde de empresas clientes de todo o Brasil, realizado por meio do Saúde Ativa, um conjunto de programas para ações de prevenção e promoção à saúde.

De acordo com os dados colhidos pela seguradora em 2012, 14.366 funcionários das diversas empresas atendidas pela SulAmérica, sendo 37,3% mulheres e 62,7% homens, responderam um questionário sobre avaliação do perfil de saúde e realizaram exames de colesterol total, glicemia e medição de pressão arterial, peso e altura. O resultado confirma a preocupação da OMS: 7,8% dos entrevistados são hipertensos, dos quais 59,3% têm 50 anos ou mais, faixa etária mais exposta a riscos cardiovasculares.

“Desde 2004, quando o programa se tornou mais abrangente, o número de hipertensos vem aumentando gradativamente na população pesquisada. Nesse cenário, o Saúde Ativa desempenha papel importante na conscientização das pessoas para a adoção de comportamentos saudáveis e através do programa de acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, no qual a hipertensão arterial é abordada. A estratégia de prevenção que adotamos favorece a todos”, afirma a superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Regina Mello.

Outro dado relevante é referente à consciência pessoal do estado de saúde. Do total das mulheres que responderam, na pesquisa prévia, que não sabiam se eram hipertensas, 22% apresentaram pressão arterial elevada no momento da medição. Já em relação ao universo masculino, 50,4% dos que marcaram a alternativa “não sei” apresentaram pressão arterial elevada. Nesse sentido, o levantamento revela que as mulheres são mais cuidadosas com a saúde e procuram mais os serviços médicos para exames de rotina ou preventivos.

Fonte: Revista Apólice