Porto Seguro Agronegócios oferece proteção contra granizo

Com o objetivo de proteger as safras agrícolas, a Porto Seguro conta com seguros específicos contra os danos causados por intervenções climáticas, em especial o granizo. No Brasil, tempestades com queda de pedras de gelo causam grandes prejuízos à agricultura. Por conta do clima temperado, safras de frutas como maçã, pera e pêssego são mais vulneráveis ao granizo, cuja ocorrência é mais comum a partir do início da primavera (setembro) e se estende até o término do verão (março).

O Porto Seguro Agronegócios reúne dois produtos. O Agronegócios Horta pode ser contratado para plantações de alho, cebola, tomates, berinjelas e pepinos, desde que sejam conduzidos tutorados ou envarados. Já o Agronegócios Pomar oferece proteção para as culturas da ameixa, atemoia, caqui, laranja, lima, limão, tangerina/mexerica, figo, maçã, manga, goiaba (para indústria e mesa), nectarina, pera, pêssego e uva (de mesa e de vinho).

Quando a apólice é contratada para hortaliças, o período de cobertura inicia-se depois do enraizamento e se estende até o final da colheita. A contratação pode ser feita durante todo o ano e a vigência do seguro é de seis meses. Já a garantia do seguro para pomares começa com a frutificação e também vai até o término da colheita.

Joaquim Cesar, coordenador de seguros rurais da Porto Seguro, destaca a importância desse tipo de garantia, que ajuda a manter a saúde financeira de produtores de bens essenciais, como alimentos. “A ideia é proteger as safras principalmente dos pequenos e médios produtores; assim, podemos contribuir também para a estabilidade da atividade agrícola”, explica.

O seguro se destaca ainda pelo processo de contratação simplificado. Outro fator vantajoso é a existência das subvenções ao prêmio do seguro rural oferecidas pelo Governo Federal, que podem custear entre 40% e 60% do valor do seguro. As subvenções também podem ser complementadas por subsídios oferecidos por alguns Governos Estaduais, o que contribui ainda mais com a redução do valor do seguro.

Fonte: RAF Comunicação | Assessoria de Imprensa da Porto Seguro