Medidas de segurança para motoboys evitam acidentes

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução n.º 356, determinou novas regras para o exercício da profissão de motoboy e mototaxista. As regras entraram em vigor em fevereiro deste ano e buscam trazer mais segurança para o dia a dia desses profissionais, mas muitos ainda não se adequaram à nova realidade. As regras federais incluem a compra de um kit de segurança para as motocicletas, além de exigir um curso de capacitação para exercer a profissão.

Os condutores também devem ser maiores de 21 anos, estar habilitados na categoria A há pelo menos dois anos, adaptar a motocicleta com antena corta-pipas e aparador de pernas e usar colete refletivo e equipamentos de proteção individuais como cotoveleiras, joelheiras e luvas.

Veja outras exigências que devem ser cumpridas por motoboys e mototaxistas:

- Ter o Condumoto (documento obtido após passar por curso de capacitação);

- Ter menos de 20 pontos na carteira de habilitação;

- A moto deve ter até oito anos de uso e deve ser licenciada como veículo de aluguel destinado ao transporte de carga;

- O baú deve conter o nome da empresa, telefone para reclamações e número da licença.

Essas são ações que podem ajudar a diminuir o número de acidentes registrados com motoboys nas cidades brasileiras. Dados da Seguradora Líder DPVAT apontam que em 2012 os motociclistas receberam a maior parte das indenizações pagas do Seguro DPVAT, representando 69%.

Vamos reverter esse quadro! Mais segurança para motoboys e passageiros. Mais segurança no trânsito.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito