Projeto forma talentos para o mercado de TI e Games

O público que prestigiará a Feira de Conhecimento, Cultura e Educação (Face), programada para o período de 29 a 31 de agosto, no Parque da Efapi, em Chapecó, terá a oportunidade de conhecer o Projeto Novos Talentos - SCGames. Desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), o objetivo é descobrir, estimular e preparar profissionais e cidadãos para o mercado de games e cinema de animação.

No evento serão realizadas oficinas de criação de personagens, palestras sobre o setor da indústria de jogos digitais no Estado de Santa Catarina (sobre mão de obra qualificada para o setor e criação de cursos e pesquisas) e o campeonato de games – um dos grandes atrativos para os jovens.

Desde 2009, o projeto prepara alunos para atuarem nos mercados de Tecnologia da Informação (TI) e Games. São oferecidos cursos de programação e design para jogos, de forma gratuita, para estudantes de escolas públicas e particulares, com idade mínima de 13 anos. Durante as aulas, cada turma desenvolve um game com temática diferenciada e, ao finalizar o curso que tem duração de 10 meses, o aluno é certificado e apto para o mercado de trabalho.

A coordenadora, professora Márcia Regina Battistella, ressalta que o SCGames une forças para inserir o Estado de forma consistente nesse segmento da economia cultural. “O SCGames é como uma escola, e a construção do game como produto final, é o ‘chamariz’ para a pesquisa científica, estudo de ferramentas tecnológicas e os estudos necessários como algoritmos, literatura, artes, física, entre outros”, explica.

Márcia destaca, ainda, que o projeto acolhe talentos, com foco para a formação de mão de obra especializada. Além de fomentar o setor, a iniciativa colabora diretamente para a escolha profissional dos jovens. “Com esta ação, o CIASC oferece um projeto de natureza social focado no talento empreendedor, na vivência do dia a dia de uma empresa de jogos e no contato direto com artistas, pesquisadores e demais áreas correlatas ao jogo em desenvolvimento”.

Segundo a coordenadora do projeto, o Governo e Sociedade somam forças para consolidar e construir o futuro, apostando na competência do talento catarinense e das empresas, bem como no poder de atração de parcerias com empresas e instituições de outros Estados e países para fortalecer o cluster de empreendimentos do setor em Santa Catarina.

A intenção é tornar Santa Catarina um polo produtor de games e entretenimento digital reconhecido mundialmente. “Nosso objetivo é articular as empresas do segmento de Games e Entretenimento Digital, com o apoio do Governo do Estado, Instituições de Ensino e Pesquisa e outras entidades direta ou indiretamente envolvidas com o segmento para, em conjunto, encontrar oportunidades comerciais e garantir as condições necessárias para desenvolvimento de produtos e serviços”, conclui.

A iniciativa conta com patrocinadores como a empresa PalmSoft e a 30 D+ Productions e com o apoio do Senac-TI, Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC), Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Secretaria de Estado e Educação, Secretaria Municipal de Educação, Oficinas de Artes do Centro Integrado de Cultura (CIC), Vertical de Games – Acate e CEART /Udesc.

Face 2013

A Face tem por objetivo estimular e facilitar a escolha de jovens e estudantes sobre qual carreira seguir, proporcionando a integração entre o mundo das profissões, inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento de carreira e empreendedorismo. “Trata-se de um evento que aponta caminhos aos jovens, criando oportunidades para o acesso ao conhecimento em todas as áreas, oportunizando compartilhar experiências e permitindo interação entre estudantes, acadêmicos, educadores e profissionais”, ressalta o coordenador geral Leonardo Rinaldi.

O evento se destaca pela vasta programação artística e cultural que inclui música, dança, espetáculos teatrais com abordagens focadas ao futuro profissional dos jovens, além de palestras, oficinas, debates e exposição.

A Face é uma realização da ZOOM Feiras e Eventos e tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado, Secretaria do Desenvolvimento Regional, Sebrae/SC, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau e MB Comunicação.

Fonte: Noticenter