Medidas de segurança podem reduzir acidentes com vítimas fatais nas férias, que aumentou em 6,6%

As férias escolares estão aí e muitas famílias aproveitam o período para viajar pelo país. Dados da Seguradora Líder DPVAT, que administra o Seguro DPVAT, apontam que em julho de 2012 foram registrados 27.539 acidentes de trânsito com vítimas (sendo 3.602 fatais), um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Algumas medidas simples fazem com que você e sua família viaje com mais segurança e minimizem os riscos de uma lesão grave em decorrência de um acidente.

O uso do cinto de segurança no banco traseiro, por exemplo, pode ser um item que pode salvar muitas vidas. Mesmo obrigatório, muitos brasileiros ainda não têm o hábito de afivelar o cinto no banco traseiro nas ruas das cidades ou quando vão viajar. Estudos apontam que um passageiro, de aproximadamente 60 quilos, que não estiver usando o cinto de segurança no banco traseiro durante uma colisão a 60 km/h será arremessado para a frente e para o alto com um peso estimado em 1 tonelada. Muitas vezes, tal impacto é letal para o passageiro e também para quem estiver no banco da frente, mesmo que este esteja usando o cinto.

Outro cuidado básico para fazer uma viagem mais segura é que o motorista faça “intervalos” para descansar e fazer uma alimentação leve. Estes são dois pontos que, se não observados, podem dar sonolência oferecendo um risco equivalente ao de um motorista embriagado.

Antes de pegar a estrada é preciso ter cuidado especial com alguns itens do veículo. Por exemplo, estar com a troca do óleo em dia é fundamental para que o motor não o deixe na mão em plena viagem. Para atingir o nível correto de óleo, é preciso verificar se ele se encontra entre os dois traços do medidor e não só o traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Conferir se o fluido do radiador está na medida exigida pelo fabricante do seu veículo pode garantir a tranquilidade da sua viagem.

Atenção especial também deve ser dada aos pneus. Antes de iniciar a viagem, confira se os pneus e o estepe estão devidamente calibrados. Além disso, certifique-se de que o extintor de incêndio está na validade e que o triângulo de sinalização e as ferramentas necessárias para troca de pneus estão no carro.

Agora, sim, é hora de aproveitar os dias de férias! Boa viagem!

Fonte: Blog | Viver seguro no trânsito