Automóvel: vendas de seguro têm alta acima de 30% em quatro praças

Três estados, além do Distrito Federal, tiveram as vendas do seguro de automóvel acima de 30% no primeiro semestre do ano- por ordem, Pará (33,1%), Amapá (32,6%) e Mato Grosso (30,5%) e DF (30,4%)-, encabeçando a lista dos 14 estados cuja taxa de expansão superou a média nacional, de 21%, sobre o mesmo período de 2012.

Os estados com média abaixo da nacional, porém, não fizeram feio, já que fecharam o período com expansão na casa de dois dígitos, salvo o Acre, onde os prêmios subiram 9,5% entre janeiro e junho. Nesse grupo, a maioria teve taxa acima de 15%, com o teto de 20,6% registrados em Rondônia.

No primeiro semestre deste ano, as vendas nacionais de seguro de automóvel somaram R$ 13,7 bilhões, expandindo-se 21%. O Estado de São Paulo é o líder das vendas, com R$ 5,7 bilhões de prêmios acumulados até junho, alta de 18,6% sobre o mesmo período do ano anterior.

A seu lado no Sudeste, os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais são os dois únicos com prêmios na casa de um bilhão no semestre- ambos com R$ 1,1 bilhão. Fora da região, o Paraná faz parte do seleto grupo de um bilhão em receita no primeiro semestre. No Rio, a receita teve expansão de 22,6% no primeiro semestre, ao passo que em Minas Gerais a desenvoltura foi ainda melhor: 24,3%. Na região Sudeste, coube ao Espírito Santo ocupar o quarto posto em expansão: 15,8%.

No Sul, o Paraná lidera as vendas em volume de prêmios, R$ 1,1 bilhão, apesar de os dois outros estados terem apresentado maior taxa percentual de crescimento. No Rio Grande do Sul, a receita de prêmios subiu 26,3% no primeiro semestre, para R$ 921,4 milhões. Em Santa Catarina, o acumulado até junho foi de R$ 689,6 milhões, alta de 22,3% sobre o mesmo período de 2012.

As quatro praças com maior crescimento percentual ainda não representam o grosso da receita do mercado. Amapá, por exemplo, teve prêmios de R$ 976 mil; o DF gerou R$ 383,3 milhões; Mato Grosso, R$ 193,8 milhões; e Pará, R$145,6 milhões.

Em 2012, a receita de automóvel alcançou R$ 24,7 bilhões, apresentando crescimento de 16% no comparativo com 2011. Os dados estão disponíveis no portal da CNseg, na parte de estatísticas.

Fonte: CNseg