Criciúma terá novas câmeras de monitoramento público

Uma comitiva de Criciúma esteve, na tarde desta terça-feira (17), em reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba. O grupo trouxe à mesa do gabinete do gestor da pasta um pedido de muitas comunidades do município pela instalação de câmeras para videomonitoramento de locais públicos. Grubba assegurou que pelo menos 50 equipamentos deverão ser instalados na cidade em breve.

Autoridades representantes das variadas compuseram a missão criciumense em Florianópolis. O prefeito Márcio Búrigo, o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, o deputado estadual Valmir Comin, os vereadores Tita Belloli e Paulo Ferrarezi e o major da Polícia Militar (PM), Evandro Fraga, atuaram como interlocutores dos interesses da população criciumense.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Município de Criciúma conta atualmente com 45 câmeras monitorando vias e logradouros públicos. Grubba deu a garantia de enviar entre 50 e 100 novas máquinas, com a contrapartida da interação entre o Governo do Município, através da Autarquia de Segurança Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) e a PM. “O Governo do Estado vem investindo muito em segurança e as câmeras são um mecanismo muito eficiente de vigilância, não só para a polícia, como também as autoridades de trânsito, que podem identificar irregularidades ou semáforos queimados, por exemplo, com muito mais agilidade. É como um PM na rua”, disse o secretário.

De volta a Criciúma e mais perto do novo conjunto de câmeras para a rede de monitoramento serem instaladas, o prefeito Márcio Búrigo deverá tratar nos próximos dias de convocar a ASTC e a PM para iniciarem o planejamento para a manutenção dos equipamentos. “A contrapartida para a destinação a Criciúma é a formalização de um convênio entre as duas entidades (ASTC e PM) para viabilizar o uso dessas câmeras novas”, explicou o chefe do Executivo.

Fonte: Noticenter