Liberty Seguros lança cartilha de prevenção de risco para pequenas e médias empresas

Os incêndios em restaurantes, bares e cozinhas industriais têm acontecido com maior frequência. E os principais causadores desse tipo de acidente são as instalações incorretas do sistema de gás, rede elétrica e a má utilização de equipamentos desses empreendimentos. É o que mostra um levantamento realizado pela Liberty Seguros nos últimos 12 meses, com base no perfil e comportamento de 5,3 mil empreendimentos desses segmentos segurados pela companhia, em todas as regiões do país.

Com base no estudo, a seguradora mapeou também os cinco principais riscos e acidentes nesses estabelecimentos. Incêndio, roubo de valores, roubo de bens, responsabilidade civil (acidentes com frequentadores dos estabelecimentos) e danos elétricos estão entre os acidentes mais frequentes. “É significativo o risco de incêndio em cozinhas, onde há gás, chamas, óleos aquecidos e substâncias inflamáveis. A segurança deve ser o fator mais importante a ser considerado antes do funcionamento dessas empresas. Boa parte deles não está dentro de padrões e normas de seguranças”, afirma Luiz Carlos Paladino, diretor de Seguros Patrimoniais Corporativos da Liberty Seguros.

A pesquisa realizada pela Liberty Seguros resultou na Cartilha de Prevenção de Riscos para PMEs (pequenas e médias empresas), elaborada com base na pesquisa de campo junto aos empresários dos segmentos, na análise das informações técnicas do Grupo Liberty Mutual, da Associação Americana de Proteção contra Incêndio (National Fire Protection Association – NFPA) e do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Orientações da Cartilha para evitar incêndios

A cartilha pontua diversos itens importantes para evitar focos de incêndios e explosões. Por exemplo, é importante realizar com frequência limpeza das coifas e dos dutos de exaustão em cozinhas industriais. O objetivo é evitar o acúmulo de gordura no interior desses equipamentos. “O excesso de gordura pode gotejar de volta ao fogão e ocasionar incêndios. O recomendável é que a limpeza da coifa seja semanal e a limpeza do duto de exaustão mensal”, explica.

A rede elétrica também é outro item importante a ser observado. Ela deve ser compatível com as atividades dos empreendimentos, levando em consideração o volume de produção. Ou seja, é necessário verificar se a tensão de alimentação indicada no equipamento a ser instalado é a mesma do empreendimento. As fiações devem também ser embutidas em eletrodutos (internos ou externos) às paredes e protegidas com globos e conduites metálicos quando necessário. Outra dica é evitar a instalação de luminárias e fiações no interior da coifa, entre outros cuidados.

 


Sistema de gás


De acordo com levantamento da Liberty Seguros, um dos erros mais comuns nos restaurantes, bares e cozinhas industriais e que podem provocar incêndios, é instalar o sistema de gás onde os botijões ficam em cubículos vedados, ou dentro da própria cozinha. “Os botijões ou cilindros de gás devem ser abrigados em uma caixa de proteção ou cabines suficientemente arejadas. Sua tubulação não deve passar por locais sem ventilação, onde após o vazamento possa ocasionar o acúmulo de gás”, diz.

Ainda de acordo com o executivo, o armazenamento deve respeitar uma distância mínima de pontos de energia como tomadas ou interruptores, os quais podem funcionar como focos de início de incêndio. “A instalação de válvulas de segurança e dutos e mangueiras dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também garantem maior segurança às instalações”, afirma.

Outros itens importantes para a segurança dos empreendimentos

• Certificar que todos os empregados tenham formação de segurança contra incêndios;
• Assinalar as saídas de emergência e mantê-las desobstruídas;
• Sinalização de segurança para indicar às pessoas/funcionários sobre os perigos existentes;
• Os sistemas de extinção (extintores, hidrantes) do restaurante devem estar de acordo com o regulamento de segurança contra incêndio do corpo de bombeiros.

Para conhecer o conteúdo completo da cartilha acesse a área de seguros para Pequenas e Médias Empresas, no site da Liberty Seguros.

Os estudos de análises de riscos e desenvolvimeto de novas Cartilhas de Prevenção da Liberty Seguros serão segmentados por atividades de negócios. As próximas cartilhas serão focadas na prevenção de riscos nas áreas de armazenagem para todas as atividades industriais e comerciais em geral. Os demais trabalhos serão para os nichos de hotéis e pousadas, e indústria de calçados e acessórios.

Sobre a Liberty
No mercado brasileiro desde 1996, quando adquiriu a tradicional Companhia Paulista de Seguros, a seguradora figura entre os cinco maiores grupos seguradores, com prêmios de R$ 1,9 bilhão e uma carteira com mais de 1 milhão de segurados. Tem 1,6 mil funcionários, em 120 pontos de vendas em todo Brasil. Com mais de 14 mil corretores em todo o território nacional, é pioneira e especialista em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity). Também atua com uma linha de seguros diversificada, com produtos para automóveis, residências, comércio e serviços, transporte, educação e vida. Em maio de 2010, a companhia assinou contrato com a FIFA tornando-se a Seguradora Oficial da Copa do Mundo da Fifa 2014™.

Fonte: Conteúdo Comunicação