Boa conduta reduz mortes em SC

FLORIANÓPOLIS - Motoristas catarinenses estão mais conscientes no trânsito, é o que apontam os comparativos dos últimos três anos, tanto de rodovias estaduais como federais. Os dados do feriadão da Proclamação da República, de 2011 a 2013, apontam uma significativa mudança nas estatísticas da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e denotam uma redução no número de acidentes e mortes nas estradas de Santa Catarina.

De acordo com o balanço do último feriadão, cinco pessoas morreram em acidentes nas rodovias catarinenses, uma queda significativa se comparada com os resultados de 2012, com 14 mortes, e 2011, com 16 mortes. Não só nas operações especiais de feriados, mas por ano SC também vem reduzindo as estatísticas. Nas rodovias federais 628 pessoas morreram em 2011 e em 2013 a PRF registrou até outubro 434 acidentes com mortes.

A boa conduta dos motoristas, a tolerância zero da Lei Seca e a intensificação da fiscalização são os principais fatores apontados para a redução das mortes nas estradas. De acordo com Maíta Berti, da PRF, o aumento do valor da multa (R$ 1.915) para quem for flagrado dirigindo embriagado a partir de dezembro de 2012 tem mantido motoristas em alerta, principalmente quando a fiscalização é intensa.

Fonte: Jornal de Santa de Catarina