90 empresas respondem por 63% de todas as emissões de CO2

O Jornal O Globo de 21 de novembro traz matéria informando que, segundo estudo divulgado pelo jornal "Guardian", noventa empresas são responsáveis por 63% de todas as emissões de CO2 na atmosfera, desde 1751, o equivalente a um total de 914 milhões de toneladas do principal gás responsável pelo aquecimento global.

Sendo a maioria empresas petrolíferas, como Chevron, Exxon, BP, Shell e Petrobras, também há empresas de produtoras de carvão, entre outras, na lista.
A matéria também informa que, de toda essa emissão, metade foi realizada nos últimos 25 anos e a tendência é que essas emissões ainda aumentem, já que muitas dessas empresas ainda possuem vastos estoques de petróleo para explorarem.

>> Veja a íntegra da matéria do "Guardian" (em inglês)

Mas não é só a emissão e CO2 que tem aumentado. Na mesma página do Jornal o Globo, outra matéria informa que a produção de lixo no Brasil tem aumentado 3,3% a cada ano, desde 2008, de acordo com pesquisa da empresa britânica AcuComm. Segundo o estudo, o Brasil gerou 62,7 milhões de toneladas de lixo em 2012, sendo que 10% deste sequer é recolhido, aumentando a possibilidade de um possível colapso no futuro, adverte o estudo.

Mas esse não é o único problema com o lixo, já que, do que é recolhido, apenas 58% vai para aterros sanitários. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima-se que, em 2012, três mil municípios despejaram cerca de 24 milhões de toneladas de resíduos considerados inadequados, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados de lixo.

Apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos prever o fim dos lixões até 2014, segundo o governo, apenas 27% dos municípios brasileiros possuem aterros sanitários e somente 14% dos municípios têm sistema de coleta seletiva.

Fonte: CNseg