18ª Árvore de Natal da Bradesco: inauguração será no próximo dia 30

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, chega à 18ª edição com o tema “Uma celebração à vida”. O concerto de inauguração da Árvore, um dos marcos do início das comemorações das festas de fim de ano, será um musical livremente inspirado em clássicos natalinos como “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e “O Expresso Polar”, de Chris Van Allsburg, que inspirou o filme homônimo. O cantor e ator Daniel Boaventura dará vida e emoção ao personagem Nestor Zampano, um empresário politicamente incorreto que mergulha no passado para descobrir o verdadeiro sentido do Natal. O espetáculo será realizado em 30 de novembro (sábado), a partir das 20h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa, com entrada gratuita e transmissão em tempo real pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br.

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros é um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio da Bradesco Seguros e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
— Temos muito orgulho em completar a maioridade desse belo trabalho que, desde 1996, oferece magia e encantamento ao público. A Árvore de Natal da Bradesco Seguros traz o espírito natalino de forma única, especial e emocionante para todos -, afirma Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Cenografia. Pela primeira vez, o concerto de inauguração será totalmente integrado à cenografia da Árvore, destacando cinco elementos do tema “Uma Celebração à Vida”: Águas, Ar, Florestas, Humanidade e Natal.

No primeiro momento, enaltecendo a vida nas Águas, o tom azul tomará conta da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e figuras de golfinhos, cavalos-marinhos, peixes e estrelas-do-mar surgirão. Depois, uma iluminação dégradé de cores quentes, remetendo ao céu no momento do pôr do sol, servirá de pano de fundo para uma revoada de figuras de pássaros, os habitantes do Ar. E, com a tonalidade esverdeada, a maior árvore de Natal flutuante do mundodará sequência às Florestas, sendo tomada por galhos e folhagens. Nesse momento, virão borboletas, araras e micos. Em seguida, aparecerão figuras isoladas de pessoas, que aos poucos vão se unindo e formando a Humanidade, representada pelas famílias, interagindo com toda a natureza antes apresentada. Por fim, com o espírito de “Uma celebração à vida”, a Humanidade rodeará a Árvore, em celebração ao Natal.
— Todos os elementos apresentados por meio da cenografia exaltam a vida, no ambiente que está ao nosso redor. Tudo que o planeta nos oferta revigora a vida -, explica Abel Gomes, cenógrafo da Árvore de Natal da Bradesco Seguros desde a sua primeira edição, em 1996.

Abertura. A inauguração da edição 2013 da Árvore de Natal da Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records – será marcada pela encenação do musical “Uma Celebração à Vida”,produzido especialmente para a ocasião.Na peça,Nestor Zampano, personagem interpretado por Daniel Boaventura, é um empresário bem-sucedido que, ao longo da vida, não mediu esforços para concretizar suas ambições. Na véspera de Natal, ele se vê triste e sozinho quando uma visita inesperada o surpreende: o Papai Noel, personificado pela voz do ator Paulo Goulart. Zampano é convidado a uma viagem no tempo, a fim de analisar todos os fatos e lugares importantes de seu passado. Com o desdobramento da história, que reflete assuntos como responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, Zampano descobre o verdadeiro sentido do Natal. O espetáculo é livremente inspirado em clássicos natalinos como “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e “O Expresso Polar”, de Chris Van Allsburg, que inspirou o filme homônimo.

Acompanhada pelo Coral da Fundação Bradesco e pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – regida pelo maestro Vantoil de Souza -, a cantora Simone participará também do espetáculo de inauguração, com um pocket show. Além de cantarem sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, os 30 alunos da Fundação Bradesco, das escolas de Osasco e do Rio de Janeiro, também atuarão no musical “Uma Celebração à Vida”. A direção musical do evento é de Guto Graça Mello. O roteiro é assinado por Péricles de Barros Júnior, e a coreografia e direção de ce na são de Carlinhos de Jesus. A direção artística do espetáculo é de Maurício Tavares.

Toda a história do musical e seus elementos culminam no acendimento da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros. A já tradicional queima de fogos, sincronizada com os efeitos especiais de som e luzes, encerra a inauguração da maior árvore de Natal flutuante do mundo.
O concerto de lançamento da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será transmitido também em tempo real pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br e em sete “Naves do Conhecimento” - espaços comunitários digitais promovidos pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, que disseminam a inclusão digital.

Nessas sete unidades - Alemão, Irajá, Madureira, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz e Vila Aliança -, o público poderá acompanhar a transmissão do espetáculo ao vivo. De 30 de novembro a 25 de dezembro, cada um desses locais contará, também, com uma exposição virtual fotográfica com imagens de todas as 18 edições da maior árvore de Natal flutuante do mundo, produzidas por Guto Costa.

Estrutura. Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas - entre elas, concepção, montagem, inauguração, manutenção e desmontagem. Cada uma exige diferentes equipes, além das que normalmente trabalham em paralelo. Ao todo, 1.200 pessoas - entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas - estão envolvidas no projeto.
A megaestrutura da edição 2013 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 8 de setembro, com a chegada de 11 flutuadores de metal naval à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para essa etapa, foi necessária uma operação com carretas e um guindaste de 120 toneladas, além do apoio de uma equipe de operadores de trânsito para acompanhar todo o percurso, de Parada de Lucas até a Saoa.
Com 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas. A estrutura está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 novos flutuadores - que pesam entre 12 e 16 toneladas - interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoiar a Árvore.

Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo, foram instaladas 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led, além de sete geradores embarcados.

Carrilhão eletrônico. Um carrilhão eletrônico – importado da Itália - semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez.

Esse sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem qualquer intervenção manual, garantindo que as canções sejam ouvidas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Na programação, está prevista a execução de composições natalinas e da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.
Ações digitais. O concerto de inauguração da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será transmitido, em tempo real, pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br- disponível em português, inglês e espanhol.

As redes sociais da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros levarão informação, entretenimento, além de proporcionar interatividade aos usuários de forma lúdica e acessível. Dispositivos móveis, aplicativos, cartões virtuais, vídeos, animações, linha do tempo e ações no Facebook, Twitter, Instagram e Foursquare são algumas das novidades da edição 2013 da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

Facebook/ArvoreBradescoSeguros

Twitter @arvoredenatalbs

Instagram Arvoredenatalbs

Foursquare Árvore de Natal da Bradesco Seguros
Youtube/BradescoSegurosSA

Árvore em números.

ALTURA 85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares

PESO 542 toneladas

Base
810m2, composta por 11 novos flutuadores de 12m de comprimento, 3m de largura e 2,44m de altura cada um, interligados por vigas que formam uma base de 30m x 30m, para apoio da Árvore. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.

Microlâmpadas: 3,1 milhões

Estrutura tubular: 24 km

Efeitos
120 mil metros de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia, 2.150 estrobos produzirão efeitos de estrela e 100 refletores de led RGBW

Geradores
Sete geradores embarcados, sendo cinco de 550 kVA para a iluminação básica da Árvore - um de 100 kVA para serviço e um de 30 kVA para sinalização noturna.

Pessoas envolvidas
Em todas as etapas (montagem, inauguração, manutenção e desmontagem) estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc.

FICHA TÉCNICA

Patrocinador: Bradesco Seguros
Criação: Roberto Medina
Cenografia e Direção Criativa: Abel Gomes, Diretor Criativo da Árvore e Presidente Fundador da P&G Cenografia, cenógrafo desde a primeira edição, em 1996.
Produção: Nelson Drucker, Diretor-Geral de Produção e Presidente da Backstage, empresa responsável pela produção da Árvore desde a sua primeira edição.
Iluminação: Valmor Neves (Bolinho)
Agência de Propaganda / Mídia: Dream Factory / Grupo Artplan

Espetáculo de Inauguração da 18ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros

Tema: “Uma celebração à vida”
Data: 30 de novembro, sábado
Horário: a partir de 20h
Local: Parque do Cantagalo, Lagoa Rodrigues de Freitas - RJ
Entrada Gratuita
Transmissão em tempo real

arvorenatalbradescoseguros.com.br

Naves do Conhecimento

Projeção digital do espetáculo de inauguração, em tempo real.

De 30 de novembro a 25 de dezembro, cada um dos locais contará, ainda, com uma exposição virtual fotográfica com imagens de todas as 18 edições da maior árvore de Natal flutuante do mundo, realizadas por Guto Costa.

Nova Brasília – Complexo do Alemão – Praça do Terço s/nº, ao lado do Cine Carioca.

Irajá – Praça Nossa Senhora da Apresentação.

Madureira – Parque de Madureira, s/nº - na altura da Rua Manoel Marques.

Padre Miguel – Av. Marechal Marciano, s/nº esquina com a Rua do Açafrão.

Penha - Rua Santa Engrácia, 440 – Vila Olímpica GREIP da Penha.

Santa Cruz – Rua Barão de Loreto, s/nº, esquina com Av. Isabel (Largo do Bodegão)

Vila Aliança - Rua Antenor Corrêa nº 1 (acesso pela Estrada do Taquaral).

Fonte: CNseg