Governador de SC busca melhorar tráfego no verão

Encontro contou com representantes dos órgãos que fazem parte do Fórum Estadual das Rodovias
(Foto: James Tavares)

O governador Raimundo Colombo comandou reunião na manhã da última segunda-feira (25) para tratar de ações integradas que buscam amenizar as filas nas rodovias estaduais e federais de Santa Catarina durante a temporada de verão. Entre as ações avaliadas, estão a recomendação para que caminhões evitem a BR-101 nas tardes de sextas e domingos, dias mais críticos para o trânsito, e a divulgação oficial de rotas alternativas (como a BR-116). Novas reuniões serão realizadas sob a coordenação do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, até o lançamento oficial das medidas.

“Nossa previsão é de um aumento significativo do número de turistas nessa temporada em relação à anterior. Por isso, estamos integrando todos os órgãos estaduais e federais e conversando também com os municípios para que possamos melhorar o máximo possível a questão do trânsito na temporada, oferecendo alternativas com segurança e de forma coordenada”, afirmou o governador após o encontro.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, destacou que a expectativa do mercado é de que Santa Catarina receba um número 30% maior de visitantes do Mercosul, principalmente argentinos, durante a próxima temporada. “O mercado se ajustou e o Brasil é o destino preferencial. E Santa Catarina de destaca pela proximidade, garantindo custo menor”, acrescentou, lembrando que o mercado interno de turismo, com a vinda de visitantes de outros Estados brasileiros, também está aquecido.

O secretário Cobalchini ressaltou a importância da integração de todos os órgãos envolvidos: “Nesse momento, não são rodovias federais ou estaduais, mas rodovias de Santa Catarina. Vamos continuar nos reunindo até o lançamento da temporada, trabalhando ações integradas para organização e orientação nas estradas, visando reduzir o tempo nas filas. Não faz sentido trabalharmos de forma isolada”. O secretário lembrou, ainda, que serão realizadas reuniões com órgãos e empresas responsáveis pelo transporte coletivo, de regiões como a Grande Florianópolis, para estimular o uso dos ônibus durante a temporada.

O encontro contou com representantes dos órgãos que fazem parte do Fórum Estadual das Rodovias: Secretaria de Estado da Infraestrutura, Santur, Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Militar (PM), Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) e Autopista Litoral Sul.

“Trazer o Fórum para debater essas questões demonstra o interesse do Governo do Estado em buscar soluções. A divulgação das ações acertadas será feita de forma imediata em todo o Estado, com trabalhos pontuais em cada região crítica e acompanhamento dos órgãos envolvidos”, afirmou o presidente da Fetrancesc, Pedro José de Oliveira Lopes.

Fonte: Noticenter