Evite acidentes e garanta a alegria no Carnaval!

Foliões do país inteiro já estão preparados para o Carnaval. É um período de muita festa, mas não podemos deixar alguns cuidados com a segurança de lado. Até quem não curte os dias de folia, mas tem planos para viajar nessa época, deve seguir alguns procedimentos de segurança.

A principal orientação é com relação à bebida alcoólica. Sempre que for beber, dê preferência ao transporte público ou volte para casa de taxi. Ou então, eleja um amigo como o “motorista da rodada”, para que ele leve todos em segurança. Nunca dirija sob efeito do álcool, colocando a sua vida e das demais pessoas que utilizam as vias em risco.

Nos últimos anos, as ocorrências de acidentes envolvendo veículos automotores, no período de Carnaval, cujas indenizações foram solicitadas à Seguradora Líder DPVAT tiveram um crescimento significativo, principalmente nos casos envolvendo motocicletas, que, de 2009 a 2013, cresceram 116%, números estes que ainda podem aumentar pelo fato do prazo de pedido de indenização ser de até 3 anos.

Os sábados e domingos do Carnaval, são os dias da semana deste feriado que apresentam maior incidência de ocorrências, nos últimos 5 anos, nestes dias foram observadas mais de 40%, das ocorrências. Em todos os anos analisados, as faixas etárias de 18 a 34 anos foram as que mais estiveram envolvidas nos acidentes de trânsito, representando nestes anos todos, percentuais superiores a 54%.

Todos os anos, milhares de vidas são perdidas no trânsito como resultado de ações irresponsáveis de alguns motoristas. Vamos continuar trabalhando para garantir, cada dia mais, a paz no trânsito. Não permita que uma atitude imprudente acabe com sua festa!

O bloco carioca, Alegria Sem Ressaca (foto), iniciativa da ONG Trânsito Amigo, por exemplo, defende uma folia responsável, passando uma mensagem educativa de que é possível brincar no Carnaval sem colocar a sua vida e a dos outros em perigo.

Aproveite a folia sim, mas com responsabilidade! Bom Carnaval para todos!

Fonte: Viver Seguro no Trânsito | Por Equipe DPVAT