Em sua opinião, comprar seguros pela internet é seguro?

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina realizou no seu portal uma enquete com o tema: ‘’A segurança é fundamental no mercado de seguros, e na hora da compra todo cuidado é pouco.  Em sua opinião, comprar seguros pela internet é seguro?’’.

A votação para a enquete foi encerrada no dia 26 de março de 2014. O resultado final foi 49.45% para o sim e 50.55% para o não. Resultando em uma porcentagem de participantes que se preocupa com a segurança quando o tema é adquirir um seguro pela internet.

Há cerca de três anos boa parte dos brasileiros passou a comprar os mais diversos tipos de seguro pela internet. A compra pela rede foi oficializada com a certificação digital, regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsável pela regulação e fiscalização do mercado de seguros.

Uma das vantagens dos portais é a facilidade em chegar a todo País. O serviço é considerado fácil, rápido e ajuda a economizar tempo e dinheiro. Contudo, em um negócio onde a credibilidade é fundamental, a compra de seguros por essa via deve ser cercada de cuidados.

Existe uma diferença muito grande entre os consumidores de seguros e os consumidores de livros, CDs e eletrodomésticos. E é por esse motivo que os interessados devem procurar sites de instituições bem estabelecidas e restringir a busca aos seguros mais simples, por exemplo, seguros de acidentes pessoais ou residencial.

Para os seguros de grandes riscos, que são mais complexos e demandam uma análise mais precisa, como por exemplo, seguros empresariais, de transportes ou responsabilidade civil, deve-se ter assessoria de um corretor habilitado. Este profissional é especializado em promover contratos de seguro entre as seguradoras e seus clientes em todos os ramos e tipos de risco.

Para o presidente do SindsegSC,  Paulo Lückmann, o mercado de seguros é amplo, diante da possibilidade de compra de seguros pela internet, a figura do Corretor Habilitado em Seguros continuará muito necessária, principalmente ante a demanda de uma assessoria capacitada por parte dos segurados.

‘’O profissional Corretor que mostrar domínio do assunto e aprimorar o seu conhecimento no dia a dia, com certeza terá e aumentará suas chances em conquistar novos clientes’’, complementa Luckmann.

Há muitas pessoas procurando levar vantagem em detrimento do mercado, principalmente na rede. Uma dica importante é, antes de tudo, pesquisar o nome das empresas em sites especializados em reclamações e checar o registro da corretora na Susep.

A nova enquete do portal SindsegSC já está no ar e tem o tema “Você conhece a diferença entre os planos PGBL e VGBL?”. Participe e ajude o SindsegSC a conhecer melhor você visitante.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina