Programa de Educação Financeira Ganha Prêmio Internacional

O Brasil foi o vencedor do prêmio Country Award 2014,na categoria regional para Américas e Caribe, concedido pela Child and Youth Finance International (CYFI). Esse prêmio laureia as realizações de autoridades governamentais para a introdução de regulação financeira voltada para crianças e jovens, além da ampliação do alcance de programas de cidadania econômica por meio de canais formais e não-formais de educação.

O prêmio foi concedido para o Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio, desenvolvido no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). O reconhecimento internacional de uma instituição como a CYFI reforça o mérito dos bons resultados obtidos na abordagem das crianças e jovens, um público-alvo prioritário da ENEF, para que no futuro os estudantes detenham o conhecimento necessário para enfrentar os desafios sociais e econômicos da sociedade e possa exercitar devidamente a sua cidadania.

Educação Financeira no Ensino Médio

O programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio é uma tecnologia educacional testada em 2010 e 2011, como projeto piloto, envolvendo 891 escolas públicas de 05 estados brasileiros (TO, RJ, MG, SP e CE) e o Distrito Federal, contando com a participação de aproximadamente 27.000 estudantes e 1800 professores.

Essa iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Conselho Nacional de Educação Financeira (CONEF), do qual a SUSEP participa juntamente com outros órgãos como BACEN, CVM e PREVIC, para desenvolver ações no âmbito da ENEF. Dentro desse programa de educação financeira, a SUSEP ficou responsável também pela elaboração de conteúdo abordando o setor de seguros, previdência complementar aberta e capitalização incluído nos livros distribuídos aos alunos.

O resultado desse programa, a partir de um método de avaliação rigorosa do Banco Mundial, apontou maior capacidade do jovem poupar, fazer lista de despesas mensais, negociar preços e meios de pagamento ao realizar compras, além de construção de planos pessoais para alcançar seus objetivos.

Fonte: Susep