Marco Cívil da internet pode ter impactos na distribuição de Seguros

O Marco Civil da Internet trouxe dúvidas e incertezas a diversos setores da indústria brasileira. É assim que as prováveis mudanças no mercado de seguros estão sendo debatidas por vários setores do mercado. Nesse contexto, o corretor de seguros, especialista em TI e 1º tesoureiro do Sincor-SP, Marco Damiani, acredita que o a regulamentação afetará de alguma forma a distribuição online de seguros.

Durante o evento “O Marco Civil da Internet e seus reflexos no setor de seguros”, que aconteceu no dia 23 em São Paulo, Damiani apontou, no entanto, que a lei não é definitiva, pois permite a inserção de futuros regramentos para o ambiente virtual. “Chegou até a ser apelidada de `Constituição da Internet´. Será que futuramente teremos uma Agência Reguladora de Internet?”, indaga.

Entre as prováveis leis e regulamentações que podem ser acrescentadas, Damiani elencou a proteção de dados pessoais e do fluxo de comunicações pela web, bem como do fornecimento de dados a terceiros, da acessibilidade e, ainda, a regulamentação sobre as exceções à neutralidade de rede que serão estabelecidas por decreto presidencial, entre outras proposições.

O evento contou também com apresentações de Ivy Cassa, que falou sobre “Aspectos relevantes do relacionamento com os consumidores e a troca de informações no novo cenário”, e de Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, responsável pelo tema “O Marco Civil da internet e seu impacto no mercado de seguros”.

Fonte: CQCS