Allianz Seguros lança relatório de sustentabilidade e “Jornada Sustentável de A a Z”

germany_alpha_ventus_q_17596.jpg

São Paulo, 25 de julho de 2014 - A Allianz Seguros lança em formato 100% digital, o Relatório de Sustentabilidade 2013, disponível no endereço http://www.relatorioallianz.com.br. Neste ano, a companhia adotou o Global Reporting Initiative (GRI) - metodologia mais difundida atualmente para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade em todo o mundo – e também desenvolveu sua matriz de materialidade, que é a representação gráfica dos temas prioritários que se referem à sustentabilidade, apontados como relevantes pelo público com os quais a empresa se relaciona, e a importância em si destes temas para a companhia.

“A publicação anual do nosso relatório é uma demonstração do nosso forte compromisso com o desenvolvimento sustentável. Nossa companhia tem investido e evoluído de forma sólida no tema e esse documento é uma forma de prestar contas para a sociedade de nossas ações com esse foco”, declara Ingo Dietz, Diretor Executivo de Relações Institucionais. Outro ponto de destaque é a publicação em formato digital, sem impressões. O Grupo Allianz assumiu o compromisso voluntário de reduzir em 35% suas emissões de CO₂ até 2015. Em 2013, atingiu a marca de 37,2% de redução.

Jornada Sustentável

Junto do relatório, a Allianz Seguros também lança a “Jornada Sustentável de A a Z”, com ferramentas didáticas e interativas para divulgar as ações de sustentabilidade desenvolvidas no Grupo Allianz. No link www.allianz.com.br/jornada é possível acessar o material que traz uma apresentação explicativa  - que vai de A a Z -, com um tópico de sustentabilidade para cada letra do alfabeto, onde o visitante navega por tópicos de sustentabilidade e conhece como a companhia desenvolve ações para cada um deles. No fim desta jornada, há ainda um vídeo, que explica como e por que a sustentabilidade é levada a sério na Allianz.

Educação Financeira

Uma das ações de responsabilidade social de destaque em 2013 e presente no relatório foi o lançamento do programa de voluntariado corporativo,My Finance Coach, que promove a educação financeira entre jovens estudantes de escolas públicas e privadas. Colaboradores da Allianz visitam salas de aula para ensinar gerenciamento de finanças, formas inteligentes de poupar e evitar o endividamento. A iniciativa foi criada pelo Grupo Allianz na Alemanha e já está presente além do Brasil em países como a Argentina, Indonésia, Malásia, Tailândia, entre outros.

O programa, lançado no segundo semestre de 2013, conta com um corpo de colaboradores voluntários da Allianz e já alcançou expressivos resultados, tendo beneficiado mais de três mil crianças e adolescentes.  Em 2012, o MFC foi premiado pela Unesco – agência  da ONU voltada para Educação, Ciência e Cultura –  como Projeto da Década dedicado ao tema “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.

Sobre a Allianz Seguros

No país há 110 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 51 filiais e 27 representações. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

A Allianz é a líder em Serviços Financeiros e Indústria de Seguros do ranking Best Global Green Brands, desde que o mesmo foi criado, em 2011, pela consultoria Interbrand, líder mundial em avaliação de marcas.

Fonte: Virta Comunicação