Porto Seguro lança seguro para escolas

A Porto Seguro lança o Porto Seguro Escolas, um seguro específico para instituições de ensino. A apólice reúne coberturas básicas, adicionais e serviços que atendem às diversas necessidades das escolas, com garantias para os prejuízos causados às instalações e equipamentos e que também protegem as pessoas que fazem parte do dia a dia da comunidade escolar, como alunos, professores e funcionários.

O seguro pode ser contratado por estabelecimentos de educação básica e superior, além de escolas de idiomas, autoescolas, cursos profissionalizantes, técnicos e de informática. O mercado em potencial é expressivo. De acordo com o MEC, o Brasil possui mais de 28 mil estabelecimentos privados de educação infantil e mais de 21 mil de ensino fundamental. No ensino médio, são cerca de 7 mil instituições e outras 2 mil no ensino técnico e profissional. Já no ensino superior, os estabelecimentos privados representam 88% do total, com mais de 2 mil instituições.

Edson Frizzarim, diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, explica que o seguro também reúne serviços emergenciais, que ajudam em caso de imprevistos no dia a dia. E aponta ainda que a área educacional possui grande demanda por esse tipo de produto. “O seguro foi criado devido à importância de se pensar na proteção desses estabelecimentos, principalmente por lidarem com muitas pessoas”, afirma.

Mais sobre o seguro

O Porto Seguro Escolas possui coberturas básicas contra prejuízos causados por incêndio, explosão e fumaça. Também conta com coberturas opcionais, contratadas conforme a necessidade do cliente e que incluem: danos elétricos; vendaval/impacto de veículos; despesas fixas; perda ou pagamento de aluguel do imóvel; painéis, anúncios luminosos e letreiros; quebra de vidros; tumultos; lucros cessantes (caso a instituição precise suspender as aulas); recomposição de registros e documentos; responsabilidade civil pela guarda de veículos de terceiros (com coberturas simples ou ampla) e sprinklers (“chuveiros” automáticos).

Outra importante cobertura opcional do produto é a de Responsabilidade Civil Ensino. Ela é exclusiva para escolas e garante os prejuízos causados a alunos, professores e funcionários, desde que fique comprovado que o dano – material ou corporal – é de responsabilidade da instituição segurada. A cobertura garante também o dano moral decorrente desses riscos. Entre outras situações, esta garantia pode ser utilizada em caso de danos sofridos pelos participantes de atividades externas, como passeios e excursões; e em problemas com alimentos e bebidas. Por exemplo: se um aluno sofrer uma intoxicação depois de ter consumido alimento fornecido pela escola.

Entre as coberturas especiais, estão as que garantem a reposição de bens ou valores de alunos que forem vítimas de arrastão na escola segurada. O seguro cobre ainda danos causados aos equipamentos portáteis do estabelecimento de ensino, como notebooks, tablets, câmeras digitais e retroprojetores, inclusive quando portados por professores e funcionários fora da escola. Além disso, cobre danos materiais e corporais ocorridos em eventos realizados fora da instituição segurada.

Ao contratar o seguro, o cliente conta gratuitamente com serviços que podem ser solicitados em caso de sinistro. São eles o de cobertura provisória de telhados, portas, janelas, divisórias e vitrines, além de segurança, vigilância e limpeza. O segurado também pode optar pelos planos Bronze, Prata e Ouro, que oferecem serviços que vão desde chaveiro comum e reparos elétricos e hidráulicos a instalação e desinstalação de ventiladores de teto, reparo em bebedouro, reparo em ar condicionado, troca de segredo de fechaduras, porteiro substituto, entre outros.

O seguro oferece outros benefícios e vantagens, como a possibilidade de pagamento em até 12 parcelas; desconto para estabelecimentos com sistema de alarme monitorado e possibilidade de contratação de vários locais em uma única apólice. Há ainda descontos por agrupamento de coberturas (quantidade de coberturas contratadas) e na aquisição de equipamentos e serviço monitoramento.

Sobre a Porto Seguro

No mercado desde 1945, está entre as principais seguradoras do Brasil. Além de ser responsável pela Azul Seguros, em 2009 passou a controlar as operações da Itaú Seguros de Auto e Residência, após associação com o Itaú Unibanco.  Desde 2004, é uma empresa de capital aberto.

Atua em todos os ramos de Seguros Patrimoniais e de Pessoas, que são complementados por outros negócios relacionados com a atividade principal: Automóvel, Saúde Empresarial, Patrimonial, Vida, Previdência, Transportes, Consórcio de Imóveis e Automóveis, Administração de Investimentos, Financiamento, Capitalização, Cartão de Crédito, Proteção e Monitoramento, Serviços a Condomínios e Residências e Telecomunicações.

Fonte: RAF Comunicações