ONU discute mudanças climáticas

Mais de 120 líderes mundiais estão reunidos nesta terça-feira, 23, na sede das Nações Unidas, em Nova York, participando da Cúpula do Clima, reunião convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A reunião planeja o "engajamento internacional" em prol da preservação ambiental e da redução dos efeitos das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, visa a pressionar os países a ter compromisso com o tema, principalmente, pela necessidade de um consenso quanto ao acordo político pendente sobre o clima - que deverá ser votado em 2015.

A presidenta Dilma Rousseff está presente ao encontro, acompanhada pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo. A ONU espera que os presidentes apresentem "sugestões públicas" para lidar com as mudanças climáticas. Em discursos e entrevistas que antecederam a reunião, o secretário-geral do organismo pediu que os líderes participantes do encontro trouxessem "medidas concretas".

Os efeitos das mudanças climáticas já causam impacto econômico no mundo. Especialistas afirmam que o aumento previsto de 2,5º Celsius da temperatura do planeta poderia gerar perdas de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) apenas os países latino-americanos, segundo estimativa da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). Nas proximidades do ONU, milhares de pessoas participaram de manifestações em prol do clima em mais de 160 países. A ONG People´s Climate March foi uma das que mais organizaram protestos, que começaram na semana passada.

As caminhadas pelo Clima pedem a diminuição de emissões de carbono - um dos pontos mais difíceis de consenso entre os países - desde a última conferência sobre o tema, realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009.

Fonte: CNseg