Minas Gerais tem mais acidentes fatais envolvendo motos que São Paulo

Minas Gerais é o estado do Sudeste com mais acidentes fatais envolvendo motocicletas. A região concentra 8,3% dos casos de colisões envolvendo o veículo, ultrapassando São Paulo, que detém 4,4% das ocorrências. Essas são algumas das conclusões do levantamento do Grupo Segurador BB E MAPFRE, em parceria com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

O Espírito Santo está na terceira posição, com 3,6% dos registros, seguido pelo Rio de Janeiro, que detém 2,5% dos casos.

O Sudeste conta com a maior frota de motocicletas do país (39%) e 18,8% das ocorrências (segunda posição no ranking nacional).

“O detalhamento desse tipo de ocorrência possibilita o desenvolvimento de ações locais e focadas na redução desses números”, aponta Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel do Grupo BB E MAPFRE.

Para a realização do levantamento, o Grupo e o CESVI analisaram 360 acidentes envolvendo motocicletas e vítimas fatais em todo o país. Os sinistros aconteceram entre agosto de 2012 a julho de 2013.

Ranking nacional

A análise nacional dos casos em todo o país revelou que a maior causa dos acidentes, 73% dos casos, é provocada pelo próprio motociclista. Em segundo lugar, estão as colisões de motos com automóveis (11%), seguido por caminhões (7%), e, em quarta posição, são batidas envolvendo animais na via (6%). Problemas na via (buracos, falta de sinalização etc.) e com o veículo respondem pelas menores causa de acidentes, 1% cada uma.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com mais de 6 mil colaboradores, mais de 160 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias, e 36 milhões de clientes. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Sobre o CESVI

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária e veicular, disseminando informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br

Fonte: CDN Comunicação Corporativa